domingo, 15 de novembro de 2015

Três horas de Pearl Jam em São Paulo – Morumbi – 2015


Visivelmente emocionados, integrantes da banda norte-americana se empolgam e passa um pouco da duração normal de um show desse tamanho

Neste sábado 14 de novembro de 2015, a banda norte-americana Pearl Jam fez bem mais que um simples show de rock no estádio do Morumbi, São Paulo (SP). Eddie Vedder estava visivelmente emocionado e também preocupado depois dos ataques terroristas de sexta-feira em Paris.

Como de praxe, Eddie tentou fazer declarações em português escritas em uma folha de papel. Pediu depois de algumas frases para falar em inglês mesmo, declarando que quando ele tenta falar português parece que está saindo m... da boca dele (hehehe...). Mas o importante mesmo foram as frases ditas.

A principal preocupação do vocalista da banda era garantir que todos os presentes estiverem em segurança, tanto que, por diversas vezes, ele perguntava a respeito disso. Além disso, a mensagem que ele tentava passar para o público era sobre paz, ao ponto de fazer um cover de “Imagine”, de John Lennon, que faria aniversário em dezembro.

As mensagens de Eddie Vedder sobre paz fugiam do trivial, uma especialmente que me chamou a atenção foi algo do gênero: “Quando somos crianças, temos sonhos. Espero que um dia, não haja crianças com o sonho de matar outras pessoas”.


A versão para “Imagine”, aliás, foi um dos pontos altos do show, foi um grande momento em que os fãs acenderam as luzes de seus celulares, formando um lindíssimo visual no estádio. Entre as melhores partes do espetáculo, podemos destacar também as músicas “Alive”, “Black”, “Jeremy”, entre outros grandes sucessos do Pearl Jam.

O grupo, formado por Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready, Boom Gaspar e Matt Cameron, além do próprio Eddie Vedder, se empolgou tanto com os momentos que estavam vivendo que acabaram prolongando o show, chegando a três horas de duração.

O evento começou às 20h45 (estava marcado para às 20h30) e já passava das 23h30 quando os refletores do estádio foram acesos! Mesmo na claridade, o Pearl Jam apresentou mais três músicas até efetivamente encerrarem.

Olha aí eu com o cabelo molhado da chuva já no finalzinho do show

Uma repentina mudança no final

Normalmente, a última canção a ser executada é “Yellow Ledbetter”, como aconteceu nos outros dois shows que eu já vi deles (um deles comentado no post O Caminhante Noturno: Pearl Jam - Curitiba, Brazil 11.09.2011). E assim estava sendo, finalizaram, agradeceram o público e se dirigiam para fora do palco, quando Eddie resolve do nada atender aos insistentes chamados do público e, surpreendentemente, retornaram para uma última: “All Along The Watchtower”, de Bob Dylan.

Além desse cover e de “Imagine”, em meio às várias composições próprias, inclusive as novas “Sirens” (em que um homem pediu sua namorada em casamento bem próximo da onde eu estava) e “Mind Your Manners”, bem como outras um tanto mais antigas como “Do The Evolution”, “Footsteps”, “State of Love and Trust” e muito mais, o Pearl Jam tocou também “Rockin’ in the Free World”, de Neil Young.

Isso sem contar com o início lento com a não exatamente famosa "Long Road", mas ao mesmo tempo hipnotizante. Eu gosto muito dessa música, inclusive a toco no violão!


O velho problema da hora de ir embora

O ponto negativo da noite, além de uma pausa de 10 minutos que não ficou bem claro para os presentes (mas tinha relação com o perigo da estrutura não aguentar os ventos e a chuva que caia), foi a saída do show. Muitas pessoas (muitas mesmo!) precisavam de táxis para irem embora e não conseguiam. A dificuldade nisso foi tremenda, inclusive eu só consegui um cerca de 1h30min depois de findo o show.

Encerrando esse longo texto, deixo aqui o sentimento de que foi um excelente show, eu fiquei surpreso com a minha própria empolgação, mesmo sendo a terceira vez que os vejo ao vivo. Foi realmente uma noite inesquecível.

Confira o set list do show:



Há ainda outras informações sobre o show que não coloquei aqui. Para quem quiser ainda mais, indico as reportagens do G1 e do Uol:

- http://g1.globo.com/sao-paulo/musica/noticia/2015/11/nosso-amor-vai-para-todos-em-paris-diz-eddie-vedder-em-sp.html

- http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/11/15/pearl-jam-lembra-paris-em-show-de-mais-de-3-horas-em-sp.htm

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...