domingo, 7 de julho de 2013

Chico Buarque - Perfil (1993)


Tem sido difícil achar tempo para postar aqui. Mas, após tanto tempo, consegui voltar a postar aqui no meu blog. A minha intenção era ter postado o texto sobre a coletânea "Perfil", de 1993, do Chico Buarque, há um bom tempo. A escolha se deu devido às várias manifestações que tivemos nas ruas nas semanas anteriores. Fiquei a pensar como poderia trazer aqui o tema. Assim, cheguei ao Chico Buarque e suas várias músicas de protesto especialmente diante da Ditadura Militar, que dominou o Brasil por décadas.

Assim sendo, acredito que, mesmo sendo uma coleção de canções, o CD "Perfil", de 1993, do Chico Buarque seja uma boa escolha. Apesar de existirem outras coletâneas do cantor por aí, várias delas mais novas que essa, a escolhida ainda pode ser encontrada para quem quiser comprar nas lojas (oh! que coisa mais antiquada! Pois é, eu sou assim...). De qualquer forma, adquirindo ou não o físico, vale a pena prestar atenção nessas faixas aqui para você colocar em sua play list.

A lista começa com o samba "Vai Passar", que já tem uma letra um tanto quanto significativa. Um dos maiores hits contra a ditadura, considerando especialmente a censura forte da época, é "Apesar de Você", que tem o especial refrão "Apesar de você, amanhã há de ser outro dia". A coleção continua com a impactante "Geni e o Zepelim", o sambinha "O Meu Guri" e segue com muito do que a MPB tem de melhor.

Muitas das músicas de Chico Buarque foram regravadas muitas vezes. Aqui temos a original "Cotidiano", que nos anos 2000, ganhou versão dançante do DJ Marcelinho da Lua com vocais de Seu Jorge. A belíssima "Atrás da Porta", à época foi cantada por Elis Regina.


"O Que Será (A Flor da Terra)", que tem participação de Milton Nascimento, faz parte da lista das maiores músicas brasileiras de todos os tempos de muita gente. Na minha opinião, a melhor composição feita por Chico Buarque é a impactante, incrível, impressionante (e muito mais) "Construção". O disco que trouxe essa música esteve presente sim em algumas listas dos melhores já feitos no Brasil.

Uma canção que não poderia faltar aqui e que é uma das mais emblemáticas e significativas da época contra a ditadura militar é "Cálice", também em parceria com Milton Nascimento, em que eles cantam "Pai, afasta de mim esse cálice". No caso, o "cálice" significava "cale-se" (de mandar calar a boca), ou seja, os cantores rezavam ao Pai que tirasse a ditadura, a censura, do Brasil.

Muito ainda podia ser dito sobre essa coletânea, mas creio que o texto ficaria extremamente longo. Eu, realmente, acho uma pena que hoje em dia seja tão difícil de encontrar verdadeiros poetas na música brasileira. A criação atual anda muito pobre, as composições são óbvias, diretas e sem conteúdo. Uma verdadeira pena.

Resta-nos então voltarmo-nos para os clássicos para poder apreciar belas canções.



Músicas do CD "Perfil", de 1993, de Chico Buarque

1. Vai Passar
2. Apesar de Você
3. Geni e o Zepelim
4. O Meu Guri
5. Tatuagem
6. Cotidiano
7. Atrás da Porta
8. O Que Será (A Flor da Terra)
9. Brejo da Cruz
10. Construção
11. Cálice
12. Gota D'Água
13. Olhos nos Olhos
14. João e Maria
15. Tanto Mar
16. Eu Te Amo
17. Mambembe
18. Meu Caro Amigo

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...