domingo, 16 de junho de 2013

Barão Vermelho - Balada MTV


Na última quarta-feira passou o Dia dos Namorados, por isso, nessa semana, optei por uma opção romântica. Escolhi o CD "Balada MTV" da banda Barão Vermelho porque aí está uma das canções brasileiras mais bonitas a respeito do assunto: "Por Você". Mas essa é apenas uma das várias faixas de qualidade que estão presentes em toda a discografia da banda, muitas delas compiladas nesse especial que Roberto Frejat e companhia fizeram para o canal musical MTV.

É também interessante saber como surgiu esse formato "Balada MTV", que seria uma espécie de "primo" ou "irmão" do "Acústico MTV", "marca" de muito sucesso do canal brasileiro, gravado por dezenas de artistas, além de ser um formato internacional, lá chamado de "Unplugged". Pois bem, o "Balada MTV" do Barão Vermelho foi lançado em 1999. Acontece que alguns anos antes, o grupo já havia gravado um acústico e o canal tinha a esperança de lançar aquele material em CD e DVD.

O Barão Vermelho queria gravar um Acústico novo, surgindo um impasse, que foi resolvido através de um acordo. A banda foi convencida a fazer esse novo formato, o qual não tenho conhecimento de ter sido repetido alguma vez, em que havia um predomínio dos violões e instrumentos desplugados, mas ainda com uma guitarra distorcida aqui ou ali. Na época, em entrevistas, Frejat chegou a alegar que o grupo "era muito rock" para fazer um acústico "puro".

Apesar dessas negociações envolvendo decisões comerciais, o resultado obtido é bastante satisfatório. O Barão Vermelho fez um belo trabalho ao fazer novas versões de seus sucessos e algumas novidades. Das próprias músicas, algumas das melhores são "Porque A Gente É Assim", "Meus Bons Amigos", "Pedra, Flor e Espinho", "O Poeta Está Vivo", "Todo Amor Que Houver Nessa Vida" e "Puro Êxtase".


Mesmo com esse desfile de sucessos, dou destaque especial aos megahits "O Tempo Não Para" e ainda a "Por Você", que deu causa a esse post. Como mencionei antes, o Barão Vermelho, também composto por Fernando Magalhães, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Peninha e Maurício Barros, fez versões para canções de outros artistas, e assim temos as belas "Tente Outra Vez", de Raul Seixas, e "Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto", do Legião Urbana, que fecha muito bem o especial.

P.S. A palavra "balada" aqui é utilizada em seu significado mais antigo, ou seja, no sentido de canções românticas e não como é usada atualmente, em que virou sinônimo de festa, casa noturna e agitação...


Músicas de "Balada MTV", do Barão Vermelho

1. Bilhetinho Azul
2. Tente Outra Vez
3. Por Que a Gente é Assim
4. Enquanto Ela Não Chegar
5. Por Você
6. Meus Bons Amigos
7. Pedra, Flor e Espinho
8. O Poeta Está Vivo
9. Eu Queria Ter Uma Bomba
10. O Tempo Não Pára
11. Todo o Amor Que Houver Nessa Vida
12. Puro Êxtase
13. Pense e Dance
14. Quando o Sol Bater Na Janela do Seu Quarto

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...