domingo, 21 de abril de 2013

Nirvana - Nirvana (2002)


Existem algumas bandas que devem ser sempre lembradas. Isso para que não se esqueça momentos importantes do rock, afinal sempre acabam surgindo novos nomes por aí. Um dos que não devem nunca ser deixados de lado é o Nirvana, que surgiu no final dos anos 1980 e teve seu momento de glória no início dos anos 1990 e acabou por terminar tragicamente com a morte de seu vocalista Kurt Cobain em 5 de abril de 1994, data, que, portanto, fez 19 anos no início desse mês. É para lembrar essa data que escrevo sobre esse CD.

Esse disco foi lançado em 2002, portanto quase uma década após o fim do grupo. Mesmo assim, depois de tanto tempo, e ainda hoje, o Nirvana é uma das principais, ou até mesmo a principal, banda do rock alternativo, que ainda arrebate muitos fãs, especialmente entre adolescentes. Essa coletânea, que leva o nome do grupo, surgiu quando uma nova música de Kurt e companhia chegou às paradas de sucesso. Trata-se de "You Know You're Right", que é a primeira.

O restante das faixas serviu para dar uma relembrada aos fãs antigos e para dar uma atualizada aos mais novos aficionados da banda, inclusive seguindo mais ou menos o repertório escolhido pelo Nirvana para seu MTV Unplugged. Assim sendo, algumas músicas que até então não figuravam na lista das principais surgiram nessa coletânea: "About a Girl" e as três que fecham o disco "All Apologies", "The Man Who Sold The World" e "Where Did You Sleep Last Night".


Claro que os principais sucessos do Nirvana não poderiam ficar de fora, curiosamente "Smells Like Teen Spirit" ficou de fora do outro álbum citado. Esse gigantesco hit não está de fora dessa coletânea. O mesmo ocorre com faixas como "Come As You Are", "Lithium", "Sliver" e "Heart-Shaped Box". Temos ainda no CD "Nirvana" músicas7.  curiosas como "Pennyroyal Tea" e "Rape Me".

Eu sei que num momento como o atual um álbum não faz tanta diferença assim, afinal todas as músicas do grupo estão na internet, muitas de forma ilegal. De qualquer forma, para quem ainda gosta do formato, ou quem quer baixar um só disco do grupo, é legal começar por esse. É um bom começo, mas , para mim, não deve ser o único.

Vale a pena se aprofundar mais na discografia do Nirvana, que era formado ainda pelo baixista Krist Novaselic e pelo até então baterista Dave Grohl que foi formar o Foo Fighters após o fim dessa banda.


Músicas do álbum "Nirvana" da banda "Nirvana":

1. You Know You're Right
2. About a Girl
3. Been a Son
4. Sliver
5. Smells Like Teen Spirit
6. Come As You Are
7. Lithium
8. In Bloom
9. Heart-Shaped Box
10. Pennyroyal Tea
11. Rape Me
12. Dumb
13. All Apologies
14. The Man Who Sold The World
15. Where Did You Sleep Last Night

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...