domingo, 14 de abril de 2013

Black Sabbath - Black Sabbath (1970)


O Black Sabbath voltou aos holofotes mais uma vez. O lendário grupo de heavy metal está gravando disco novo com boa parte de sua formação clássica e já marcou três show no Brasil na turnê de divulgação do álbum de inéditas que está por vir. O CD se chamará "13", será lançado em 11 de junho, e é o primeiro com o vocalista Ozzy Osbourne em 35 anos. O baterista tradicional Bill Ward não fechou a negociação com os outros músicos e não fará parte, sendo substituído por Brad Wilk.

Ozzy Osbourne e companhia, além dos já citados o Black Sabbath conta ainda com o guitarrista Tony Iommi e com o baixista Geeze Butler, tocarão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, em outubro. A banda nunca se apresentou em terras brasileiras.

Todas essas novidades me fizeram voltar a escrever sobre um disco do Black Sabbath. Não tenho acesso ao novo álbum, por isso, resolvi citar um dos clássicos, para ser mais preciso, trata-se da estreia do grupo. Ele leva o nome da banda e traz um som ainda mais calcado no blues, não havia ainda se solidificado o heavy metal como estilo musical.

"Black Sabbath", o álbum, é considerado o primeiro de uma sequência de quatro que são considerados os melhores de toda a carreira do grupo. Esse grupo de lançamentos influenciou milhares de pessoas mundo afora e trouxe uma sonoridade única, o heavy metal era um som já em voga, surgido anos antes, mas, mesmo assim, trata-se de algo inovador à época.


Quem escuta o som pode achar estranho a citada influência de blues no som. Mas ela está presente no momento em que o rock tocado não é composto somente de partes rápidas e barulhentas, contempla também uma levada mais lenta, porém que é utilizada para climatizar o ouvinte, o que é feito muito bem por sinal.

O disco começa com a clássica "Black Sabbath", que deu nome a tudo (hehehe... ora é o álbum e a banda também!). O produtor da atual gravação do grupo, Rick Rubin, pediu aos integrantes para buscarem essa sonoridade novamente.

Ao contrário de outros CDs por aí, esse de 1970 não cai de qualidade quando sai dos hits. Assim, podemos ouvir músicas como "The Wizard", "Behind the Wall of Sleep" e "Sleeping Village", que são tão boas quanto as famosas "N.I.B." e a já citada "Black Sabbath". Isso sem falar nas covers "Evil Woman" e "Warning", de Crow e Aynsley Dunbar Retaliation, respectivamente.


Faixas do álbum "Black Sabbath", do Black Sabbath:

1. Black Sabbath
2. The Wizard
3. Behind the Wall of Sleep
4. N.I.B.
5. Evil Woman
6. Sleeping Village
7. The Warning
8. Wicked World

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...