sábado, 30 de março de 2013

Pearl Jam - Live On Ten Legs


O Pearl Jam é uma das headliners, ou seja, uma das principais bandas, do evento Lollapalooza, em sua versão brasileira, que está ocorrendo nesse fim de semana em São Paulo. Além desse grupo norte-americano, o evento tem como principais nomes The Killers e Cake (que tocaram ontem), Franz Ferdinand, Queens of the Stone Age e The Black Keys (que se apresentam ou se apresentaram hoje); e Kaiser Chiefs, Vanguart, The Hives, Planet Hemp e o próprio Pearl Jam que sobem ao palco amanhã.

Para quem não mora em São Paulo e já não se mandou para a capital paulistana para assistir ao grande evento, ou que não tem condições financeiras de quitar viagens, hospedagens e os ingressos (ainda estão disponíveis, dá para ir ainda!), os canais a cabo Multishow e Bis, e o site do Multishow, estão transmitindo o evento completo em todos os seus quatro palcos.

Pois bem, justificada a escolha de mais um álbum do Pearl Jam aqui no O Caminhante Noturno (já foram "Ten", "Riot Act", "Pearl Jam" de 2006, ao vivo em Curitiba em 2011 e "Pearl Jam Twenty". Esse novo ao vivo, "Live On Ten Legs" foi lançado em 2011, e traz uma referência no nome a "Live On Two Legs", gravado em show também e levado às lojas em 1998.

E porquê escrevo tanto sobre o Pearl Jam? Para mim, essa é talvez a melhor banda em atividade, prova disso é que já passaram dos 20 anos de sucesso e permanecem firmes e fortes. Além disso, Eddie Vedder e companhia continuam a lançar músicas interessantes, sem se prender a fórmulas prontas, à mesmice que acaba acontecendo com a maioria das bandas que adquirem sucesso. Parece que elas têm medo de perder esse prestígio. Não é o que acontece com o Pearl Jam. Cada novo CD é garantia de novas composições realmente novas e não um "mais do mesmo".


Pois bem, dito isso, vamos ao "Live On Ten Legs", em si, ou seja, vamos ao "ao vivo em dez pernas", uma clara referência aos cinco integrantes do Pearl Jam; além de Eddie Vedder, vocal e guitarra; temos Stone Gossard, guitarra; e Mike McCready, guitarra; Jeff Ament, baixo; Matt Cameron, bateria; e Boom Gaspar, teclados. Esse ao vivo é iniciado com "Arms Aloft", uma versão de um hit de uma das bandas de Joe Strummer, que ficou famoso com o Stray Cats.

O restante do álbum é composto por uma mescla de novos e antigos hits, e isso é mais um ponto positivo do Pearl Jam, as canções novas sempre estão presentes, da mesma forma que os sucessos que todos querem ouvir também. Por isso, shows do grupo facilmente passam das duas horas de duração. Assim temos as mais novas, como "World Wide Suicide", "The Fixer" e "Got Some", e as antigas, como "Animal", "State of Love and Trust" e "Porch".

Ops! Não citei os super hits do Pearl Jam nesse ao vivo, aí temos "Jeremy", "Alive" e a emocionante "Yellow Ledbetter", que sempre fecha os shows da banda. O álbum contém ainda uma parte mais intimista, com faixas como "Nothing As It Seems", "In Hiding" e "I Am Mine". Entre outras, o CD ainda tem mais um cover, trata-se de "Public Image", originalmente lançada pelo Public Image Ltd., banda do ex-Sex Pistols John Lydon.

Uma coisa importante que não pode deixar de ser citada. O Pearl Jam é uma banda que mescla com maestria o rock pesado, guitarras distorcidas e tal, com melodia. Esse é um ponto que tenho notado bastante nos grupos de rock internacionais da atualidade: eles perderam a melodia. Rock não é só barulho e distorção, em que não se consegue distinguir o quê é o quê. Chiado por chiado, meu filho de cinco meses tem um negócio que também fica fazendo chiado o tempo todo e o acalma. Aí, sem melodia, eu fico com o que foi apelidado aqui em casa de "chiador"... Com melodia, escutemos o Pearl Jam!


Faixas de "Live On Ten Legs", do Pearl Jam

 1. Arms Aloft
2. World Wide Suicide
3. Animal
4. Got Some
5. State of Love And Trust
6. I Am Mine
7. Unthought Known
8. Rearview Mirror
9. The Fixer
10. Nothing As It Seems
11. In Hiding
12. Just Breathe
13. Jeremy
14. Public Image
15. Spin the Black Circle
16. Porch
17. Alive
18. Yellow Ledbetter

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...