sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Rolling Stones - Exile on Main St.


No dia 18 de dezembro do ano passado, o guitarrista Keith Richards comemorou 69 anos de vida. Para comemorar a data, com um pouco de atraso, é verdade, vamos começar o ano de 2013 bem com um grande clássico do rock mundial: "Exile on Main St.", dos Rolling Stones, banda de Richards, para quem não sabe.. Este é considerado um álbum seminal deste que é um dos maiores nomes de todos os tempos da história da música popular, no caso, os Rolling Stones.

Richards é considerado por muitos um sobrevivente do rock and roll. Após muitos anos de abusos de drogas, ele conseguiu chegar aos 69 anos (a maioria que fez com ele, acabou por morrer faz tempo, se for começar a contar, são vários nomes que o rock perdeu). Entre essas aventuras, uma delas a se somar é a gravação e mixagem de "Exile on Main St.".

No início dos anos 1970, mais precisamente 1972, os Rolling Stones lançaram o álbum que veio de uma concepção fora do comum. Resolveram morar todos juntos em uma mansão que havia sido quartel-general dos nazistas. Como era padrão para eles à época, junto com os instrumentos levaram muitas drogas, álcool, mulheres e amigos.

Muitas histórias surgiram, nem todas verdadeiras, mas o fato é que desse barril de pólvora saiu um dos discos mais significativos da história do rock. Recheado de blues e rocks, os violões e as guitarras distorcidas trouxeram à tona alguns dos clássicos do grupo, como "Rocks Off", "Tumbling Dice", "Loving Cup" e "Happy", que são até hoje executadas pelos Rolling Stones em seus shows.


Todo show dos Rolling Stones, Richards canta pelo menos uma música. Em muitos casos, a escolhida é justamente "Happy", de "Exile On Main St.". O disco era duplo, no caso havia quatro lados, já que o vinil apresenta a possibilidade de se tocar dos dois lados, e chegou à primeira posição da parada da Billboard nos Estados Unidos.

O álbum contém ainda a faixa "Shine A Light", que, décadas depois, foi se tornar título do filme de Martin Scorsese sobre a banda. A revista Rolling Stone considerou esse o sétimo colocado na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos. "Exile On Main St." está incluído também no livro "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer", selecionados e comentados por 90 críticos de música.

Na época, os Rolling Stones eram, além de Keith Richards, Mick Jagger (vocal), Mick Taylor (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charlie Watts (bateria). Recentemente "Exile on Main St." foi relançado numa versão de luxo dupla em CD, com o segundo disco contendo extras e takes alternativos.


Faixas de "Exile On Main St.", dos Rolling Stones


1. Rocks Off
2. Rip This Joint
3. Shake Your Hips
4. Casino Boogie
5. Tumbling Dice
6. Sweet Virginia
7. Torn and Frayed
8. Sweet Black Angel
9. Loving Cup
10. Happy
11. Turd On the Run
12. Ventilator Blues
13. I Just Want To See His Face
14. Let It Loose
15. All Down the Line
16. Stop Breaking Down
17. Shine a Light
18. Soul Survivor

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...