sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cachorro Grande - Cachorro Grande


Nesse fim de semana, começa na próxima sexta-feira, 1º de fevereiro, a edição de 2013 do Planeta Atlântida do Rio Grande do Sul. Duas semanas atrás, ocorreu o citado evento em Santa Catarina, mais precisamente Florianópolis. Em um evento fortemente pop nos últimos anos, ainda resta um pouco de rock no palco principal, mas o ritmo segue forte mesmo é no Palco Pretinho Convida. É aí que surge os gaúchos da Cachorro Grande estão confirmados e é por isso que escolhi esse que é o primeiro CD do grupo, auto intitulado, lançado em 2001.

Proveniente da, até então, nova onda do rock gaúcho, a Cachorro Grande surgiu com um rock revigorante calcado nos anos 1960, influenciados especialmente por Beatles, Who e com uma pitada de Bob Dylan. A influência dos Fab Four aparece inclusive na capa desse primeiro disco, com uma clara citação a "A Hard Day's Night", filme do grupo inglês, em que fogem das fãs, e que no Brasil recebeu o nome "Os Reis do Iê Iê Iê".

Nesse primeiro álbum, a Cachorro Grande surgiu como grande nome do rock independente, graças a grandes rocks, com letras inteligentes e bem sacadas, como "Lunático" e especialmente "Sexperienced", em que o vocalista Beto Bruno canta sem pudores que quer uma garota mesmo que tenha "sexperience".

A formação atual da Cachorro Grande tem cinco integrantes

A influência dos Beatles aparece forte em faixas como "Debaixo do Chapéu" e "Lili". O até então quarteto, passou a se tornar um quinteto a partir de 2005, chegou a se mudar para São Paulo e tentar mais sorte para o grande público nacional. Além de Beto Bruno, a Cachorro Grande na época de lançamento do disco de estreia era formada por Marcelo Gross, Gabriel Azambuja e Jerônimo Lima.

Algumas músicas são rockões, como já citei, com letras diferenciadas, como "Cleptomaníaca de Corações" e "Vai T. Q. Dá".  A Cachorro Grande tem espaço até para blues, como "Dia Perfeito", regravado no Especial Bandas Gaúchas da MTV. Enfim, por tudo que já foi dito aqui e muito mais, a Cachorro Grande é uma das bandas que salvam o rock de hoje em dia da mesmice. Vale a pena conferir!

Faixas do álbum "Cachorro Grande", da banda Cachorro Grande, de 2001:

1. Lunático
2. Sexperienced
3. Debaixo do Chapéu
4. Lili
5. Pedro Balão
6. Fantasmas
7. Cleptomaníaca de Corações
8. Sintonizado
9. Dia Perfeito
10. Vai T. Q. Dá
11. O Tempo Está do Meu Lado
12. O Dia de Amanhã
13. (Os Doces Exóticos de) Charlotte Grapewine

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...