sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Frank Sinatra - Nothing But The Best

Existem alguns nomes da música popular não-clássica que em minha opinião todas as pessoas deveriam conhecer. Frank Sinatra é um desses. É claro que não é saber apenas o nome, mas também conhecer as canções, os sucessos... Não digo que precisam gostar, isso vai de cada um, porém, pelo menos, que se saiba do que se trata. Além disso, esse post vem a lembrar que Sinatra, ou simplesmente "A Voz" como era conhecido, faria aniversário nesse mês de dezembro, mais precisamente no dia 12, faria 97 anos.

Frank Sinatra foi um dos mais consagrados intérpretes do século 20. Sua música era composta por uma mescla de jazz, blues e outros ritmos, como bossa nova, tanto que chegou a gravar algumas vezes ao lado do astro brasileiro Tom Jobim. Além de "A Voz", Sinatra era chamado também de "Blue Eyes", ou seja, "olhos azuis", obviamente pela cor de seus olhos.

A carreira de Frank Sinatra teve início nos anos 1940, mas o sucesso veio de fato a partir da década seguinte e se manteve até os anos 1990, até alguns anos antes de morrer em 1998, aos 82 anos. Talvez seu maior hit seja o tema de "New York New York", utilizada até hoje em dia em vários vídeos relacionados à cidade de Nova Iorque, ou New York em inglês, nos Estados Unidos.

Essa coletânea "Nothing But The Best" prova o porquê de Frank Sinatra angariar tanto sucesso e tão longa carreira. Pode-se citar por exemplo a música que abre o CD, "Come Fly With Me", ou ainda "Luck Be A Lady" e "Fly Me To The Moom (In Other Words)", que são canções com forte apelo jazzistíco, cheias de metais e o ritmo do baixo e bateria que caracterizam o estilo.


Como já mencionei, o som de Sinatra chega a ter algo que pode lembrar a bossa nova. O clima calmo de "The Good Life", um jazz bem característico, passou-me essa impressão de lembrar um pouco o ritmo brasileiro. A parceria de Frank com Tom Jobim está presente nessa coletânea em que "Garota de Ipanema" virou "The Girl From Ipanema", quando o americano canta em inglês e o brasileiro faz sua parte em português. Aí sim isso é bossa nova.

Músicas como "Summer Wind" lembram um pouco o som de Roberto Carlos, ou seria ao contrário? Uma das canções mais belas de Frank Sinatra é "Strangers In The Night", que não poderia ficar de fora de qualquer coletânea desse ícone da música, que também foi um grande astro de filmes de Hollywood. Outros belos clássicos são "Call Me Irresponsible" e "Somethin' Stupid".

Um jazz feliz e bem interessante é a ode a Chicago que Sinatra faz em "My Kind Of Town". Ele surge mais introspectivo em "It Was a Very Good Year", cuja letra mostra bem uma pessoa com mais experiência pensando sobre a vida, por isso trata-se de uma canção de destaque. Em "That's Life", percebe-se mais uma vez qual foi uma das influências musicais de Roberto Carlos, foi aqui, um som bem ao estilo romântico daquela época.


A coletânea tem ainda outro gigantesco sucesso que concorre com o tema de "New York, New York" como principal canção de Frank Sinatra é "My Way", apesar de eu, pessoalmente, preferir a versão que Elvis Presley fez para ela. Todas as faixas presentes em "Nothing But The Best" foram remasterizadas em 2008.

É claro que o tema de "New York, New York" não poderia ficar de fora. Na lista das músicas aparece como "Theme From New York, New York", esse é o título certo da música mesmo. Esse é o grande clássico presente em várias formaturas e casamentos (hehehe...) em que há aquelas big bands tocando. E na minha opinião não podia ser diferente. A música é obrigatória mesmo.

Como mencionei antes, acredito que todo mundo deveria conhecer Frank Sinatra, não necessariamente precisam gostar. Eu sou um que gosto mesmo, mas é claro que tem que estar no espírito para ouvir. Hoje em dia, esse é um tipo de música que se tornou bem específico, mesmo assim de grande beleza e melhor do que muita coisa criada por aí hoje em dia.


Músicas de "Nothing But The Best", de Frank Sinatra

1. Come Fly with Me
2. The Best Is Yet to Come
3. The Way You Look Tonight
4. Luck Be a Lady
5. Bewitched
6. The Good Life
7. The Girl from Ipanema
8. Fly Me to the Moon (In Other Words)
9. Summer Wind
10. Strangers in the Night
11. Call Me Irresponsible
12. Somethin' Stupid
13. My Kind of Town
14. It Was a Very Good Year
15. That's Life
16. Moonlight Serenade
17. Nothing But the Best
18. Drinking Again
19. All My Tomorrows
20. My Way
21. Theme from New York, New York
22. Body and Soul

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...