sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Black Sabbath - Paranoid


O cantor Ozzy Osbourne fez aniversário na última segunda-feira, 3 de dezembro, quando comemorou 64 anos de vida (acredite se quiser!). Esse comentário "acredite se quiser" entrou aqui porque Ozzy Osbourne é um sobrevivente do mundo do rock and roll, assim como Keith Richards, devido ao abuso no uso de drogas por anos e anos. Apesar dessa vida desregrada, em que ele conta com detalhes em sua autobiografia, ele sobreviveu e eu aqui comemoro relembrando um dos grandes sucessos de sua carreira.

Ozzy Osbourne é o vocalista da formação original da banda Black Sabbath, assim como principal nome com os microfones que passou pelo grupo. O disco "Paranoid" é da considerada época clássica do Black Sabbath, quando seus principais sucessos estavam sendo lançados. O conjunto segue em atividade, com o guitarrista Tonny Iommi e o baixista Geezer Butler, ambos da formação clássica, assim como o baterista Bill Ward.

"Paranoid" foi lançado em 1970 e, originalmente, se chamaria "War Pigs" e teria outra capa. Porém, com o sucesso da música "Paranoid", que já havia sido lançada em um single, decidiu-se modificar o planejamento inicial. Em pleno auge do movimento hippie, cujos músicos se vestiam de formas bem coloridas, o heavy metal surge como contraponto ao trazer à baila roupas pretas e músicas soturnas.

Esse disco é o segundo da carreira da banda e, além das duas canções já citadas, contempla ainda outras músicas que entraram para o rol dos clássicos do grupo, como "Electric Funeral", "Fairies Wear Boots" e "Iron Man". Essa última voltou a aparecer em destaque ao se tornar trilha sonora para o filme do Homem de Ferro, que coincidentemente ficou com o mesmo nome da música.

Apesar das acusações de satanismo em relação ao Black Sabbath, o disco "Paranoid" não contém nenhuma citação que indique esse caminho. Pelo contrário, até hoje em dia, no final de cada show, Ozzy Osbourne sempre deseja "God bless you all", ou seja, "que Deus abençoe todos vocês". Não só isso, vale salientar aqui que "War Pigs" é uma canção de protesto à Guerra do Vietnã.

Além dos grandes sucessos, o álbum "Paranoid" contempla ainda outras faixas que facilmente são bem melhores do que todas as músicas de certas bandas de hoje em dia. Nisso, posso incluir desde a quase exotérica "Planet Caravan" até a bem trabalhada e de diferentes temas "Hand of Doom" (especialmente esta).

Quem não quiser comprar o CD (eu acho que vale a pena), não precisa nem baixar na internet, "Paranoid" está disponível para ser ouvido inteiro no Youtube, no link http://youtu.be/JitHrPXpRYw .


Músicas do álbum "Paranoid", do Black Sabbath

1. War Pigs
2. Paranoid
3. Planet Caravan
4. Iron Man
5. Electric Funeral
6. Hand of Doom
7. Rat Salad
8. Fairies Wear Boots

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...