sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pearl Jam - Curitiba, Brazil 11.09.2011


Daqui há exatas duas semanas completará um ano do mais recente show do Pearl Jam em Curitiba. Aquele 9 de novembro de 2011 ficou marcado pela segunda apresentação de Eddie Vedder e companhia em terras paranaenses. Era a segunda turnê da banda norte-americana que passava pelo Brasil. Eles já têm mais uma passagem por aqui marcada para o ano que vem em mais uma edição do Lollapalooza, nos dias 28, 29 e 30 de março de 2012, em São Paulo. Resta saber se marcarão mais concertos pelo país na ocasião.

Esse já seria um bom motivo para voltar a comentar sobre o Pearl Jam por aqui. Mas, devo confessar que essa é minha banda de rock preferida e isso faz uma grande influência quando desejo comemorar o nascimento do meu filho, que foi na semana passada, de alguma forma. Por isso também, resolvi escrever aqui sobre esse CD proveniente de um dos melhores shows em que já estive, e olha que também fui a apresentações internacionais de Paul McCartney, Madonna, Nazareth e Fatboy Slim...

Quem conhece o Pearl Jam sabe que o grupo disponibiliza os bootlegs, que seriam como piratas oficiais, de todos os shows para seus fãs. Os adoradores da banda podem adquirir tanto somente o áudio quanto o CD físico, enviado por correio diretamente dos Estados Unidos, no site oficial, o tenclub.com.

Enquanto que o primeiro show do Pearl Jam em Curitiba foi na Pedreira Paulo Leminski em 2005, agora o local escolhido foi o estádio do Paraná Clube, mais bem localizado e com uma estrutura um pouco melhor, principalmente pensando na visualização por parte do presentes, claro com exceção à pista, em que aí só tem boa visão quem é mais alto mesmo...

Como todo fã de qualquer banda, o público sempre gosta de ouvir ao vivo os principais sucessos, até porque para muitos é o único show do referido artista a que eles terão a oportunidade de estar. Por isso mesmo, o Pearl Jam não decepciona e desfere petardos atrás de petardos. Isso aparece nesses CDs ao vivo e aqui não é diferente. Pode-se conferir as mais clássicas como "Even Flow", "Black", "Jeremy", "Alive" e o final sempre previsível, mas sempre empolgante com a linda "Yellow Ledbetter".


O Pearl Jam faz também questão de apresentar canções não tão famosas, mas ainda assim conhecidas e presentes em grande parte de seus shows. É o caso de "Animal", "Why Go", "Corduroy", "Dissident", "Not For You", "Better Man", "Footsteps" e a de título longuíssimo, mas bem bonita "Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town". Só lembrando que como essa é uma banda de dois guitarristas, Stone Gossard e Mike McCready, cada música tocada recebe uma versão específica, pelo menos, no solo.

Outro ponto interessante é que o vocalista Eddie Vedder gosta de tentar falar a língua local, portanto, aqui temos a oportunidade de escutar ele dizendo: "Hoje o dia foi lindo. Vamos fazer uma noite mais linda ainda. Parece que a cidade é nossa! Nós vamos cuidar bem de vocês". Isso é bem mais do que os tradicionais "obrigado", que ele também solta.

O grupo gosta de fazer versões ao vivo para músicas de outros nomes do rock. Aqui não é diferente e podemos encontrar a já tradicional "Baba O'Riley", originalmente do The Who, assim como "Arms Aloft", de Joe Strummer, em sua carreira pós-Stray Cats, e de quem Eddie Vedder cultiva grande admiração; além de ainda outras.

Como toda banda também, o Pearl Jam faz questão de colocar suas músicas novas no set list dos shows. Assim encontramos "The Fixer", "Got Some", "Just Breathe", "Unthought Known", "Supersonic" do mais recente álbum de inéditas "Back Spacer", de 2009; "World Wide Suicide", do disco anterior que recebeu o nome do grupo; e ainda tem "Setting Forth", da trilha sonora do filme "Into The Wild", feita por Eddie Vedder.


Além dos já citados Eddie Vedder, vocal e guitarra; Stone Gossard, guitarra; e Mike McCready, guitarra; o Pearl Jam é composto ainda por Jeff Ament, baixo; Matt Cameron, bateria; e Boom Gaspar, teclados.

Músicas do CD duplo "Curitiba, Brazil 11-09-2011", do Pearl Jam

Disc 1
Go
Arms Aloft
Animal
Ole´
Why Go
Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town
Corduroy
Given To Fly
Dissident
The Fixer
Even Flow
In Hiding
Setting Forth
Not For You
Modern Girl
Red Mosquito
Got Some
World Wide Suicide
Porch

Disc 2
ENCORE 1
Just Breathe
Off He Goes
Unthought Known
Breath
Supersonic
Black
Jeremy
ENCORE 2
Better Man
Save it for Later
Leaving Here
Footsteps
Once
Alive
Baba O'Riley
Yellow Ledbetter

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...