sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Lynyrd Skynyrd - The Best of Lynyrd Skynyrd - Millennium Collection


Assim como temos aqui no Brasil, nos Estados Unidos também existe a coleção Millennium, mas, como a versão brasileira praticamente se limita a artistas daqui, é difícil de ter alguns dos grandes nomes do rock nessa série de coletâneas. Foi com muita alegria que, quando estive nas terras do Tio Sam, encontrei esse exemplar do Lynyrd Skynyrd. A única questão que fica é que enquanto que a versão tupiniquim traz 20 canções, a norte-americana apresenta somente 10.

Mas, tudo bem, o que vale é o rock and roll! A Coleção Millennium, da qual já escrevi sobre os Mutantes em 2005 no meu antigo blog Discografia Básica, traz sempre, pelo menos, o grandes sucessos de cada artista, ou seja, as músicas mais conhecidas.

A número 1 do CD do atual post é a número 1 do Lynyrd Skynyrd: "Sweet Home Alabama". E ela entra muito bem! Com o seu riff, a canção é perfeita para qualquer momento em que se queira escutar um bom rock and roll. Em minha opinião, "Sweet Home Alabama" deve fazer parte de todo e qualquer set list de rock. É uma das melhores músicas do country rock já feita.

Dificilmente uma banda de rock do calibre do Lynyrd Skynyrd tem apenas uma música boa. O outro grande hino desse grupo é a faixa que termina esse CD: "Free Bird". Música a qual, devo confessar, fui conhecer direito tardiamente somente com o Guitar Hero 2. Essa é uma música que combina bem a beleza de seu início com a força do rock and roll, com solos de guitarra dos mais variados tipos e estilos, em um épico de mais de 9 minutos.

Das outras faixas da coletânea, pode-se destacar, por exemplo, "What's Your Name?", que não tem nada a ver com outras canções com o mesmo título que existem por aí. É um rock festivo, com o auxílio de metais, bem ao estilo anos 1970, do qual o Lynyrd Skynyrd realmente fez parte. Da mesma forma, "Gimme Three Steps" segue o estilo cujo som é característico de outras bandas do rock, sejam internacionais, como Kiss, Creedence Clearwater Revival ou Alice Cooper, ou ainda brasileiras como Made in Brazil e Casa das Máquinas.

O riff de "Double Trouble" também é estiloso e lembra ZZ Top. Em "Saturday Night Special" e "Swamp Music", aparecem um pouco mais dançantes, porém as referências são as mesmas, o que de forma alguma é um demérito.

Quem tiver a oportunidade de ir para os Estados Unidos é chegado em um rock and roll, e ainda gosta de comprar CDs como eu (hehehe... velho!), vale a pena passar em alguma megastore e adquirir esse álbum, que sai num preço bem em conta, paguei US$ 5,00. Mas, é como no Brasil, difícil de encontrar loja só desse tipo de produto, encontra-se nas grandes, como Best Buy ou Target.


Faixas de "The Best of Lynyrd Skynyrd - The Millennium Collection - 20th Century Masters":

1. Sweet Home Alabama
2. What's Your Name?
3. Gimme Three Steps
4. Double Trouble
5. You Got That Right
6. Saturday Night Special
7. That Smell
8. Swamp Music
9. I Ain't the One
10. Free Bird

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...