sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Michael Jackson - Bad


Se estivesse vivo, Michael Jackson faria 53 anos de idade na última quarta-feira, 29 de agosto de 2012. Pois bem, já se vão três anos que o rei do pop deixou esse mundo. Olhando atentamente a todos os blogs que já tive e suas postagens, para minha surpresa, descobri que nunca fiz uma postagem falando sobre o disco "Bad", de 1987. Álbum esse que completa 25 anos de seu lançamento e ganhará uma versão com 13 músicas bônus em comemoração e, ainda, ganhará um filme mostrando seus bastidores.

Antes de todas essas novidades, foi mencionar aqui o disco original "Bad", lançado no meio dos anos 1980. Na realidade, para ser mais preciso, exatamente hoje dia 31 de agosto de 2012, completam-se os 25 anos de lançamento. Por isso, acredito que essa escolha vem bem a calhar para o dia.

Em 1987, Michael Jackson já era o rei do pop e já havia lançado "Thriller", até hoje o álbum mais vendido de todos os tempos - para saber mais sobre o Thriller, veja meu post Michael Jackson - "Thriller 25th Anniversary Edition", que está em meu outro blog Guia OCN. "Bad" seguiu o mesmo caminho e continuou batendo recordes, vendeu 35 milhões de cópias, estreou em primeiro lugar na parada de 25 países e foi a primeira vez que um artista colocou cinco músicas de um mesmo álbum em 1º lugar: "I Just Can't Stop Loving You", "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Dirty Diana".

Falar de números e recordes sobre Michael Jackson é chover no molhado. Vamos ao álbum "Bad" em si.  O disco começa com a faixa que lhe dá nome e mostra a que veio. Além de ser uma canção muito boa, animada e dançante, a música "Bad" tem um ótimo clipe, que pode ser visto abaixo:



Não há muito a falar sobre "Bad". Todos que gostam de música pop já devem conhecer a canção, se ainda não conhecem vale a pena conferir o clipe acima até para se ter uma noção de como as coisas eram antigamente. Gente, música pop boa é isso e não muito do que se vê por aí nas rádios de hoje em dia.

Outro grande clássico da música pop vem logo depois da faixa de abertura. É "The Way You Make Me Feel", assim como a anterior, essa é uma faixa que sempre está presente nas coletâneas de Michael Jackson que aparece por aí. Nessa música, o cantor sai da temática "bad", "da rua", para apresentar um pouco de amor e romance. O título significa mais ou menos "o modo que você me faz me sentir" ou ainda "como você faz me sentir".

Michael Jackson canta que "nunca sentiu um amor assim antes", "você me faz tão bem", "meus dias solitários se foram" e coisas do gênero. Musicalmente, a produção de Quincy Jones, o mesmo responsável por "Thriller", faz toda a diferença. Está aí um baixo bem marcado, a levada dançante e os detalhes sonoros que tiram a música da normalidade.

Apesar de menos conhecidas, essa produção pode ser sentida também em "Speed Demon". "Liberian Girl" é uma faixa mais intimista, o que seria uma balada da época para os moldes de Michael Jackson. O pop oitentista está bem evidente em "Just Good Friends" e "Another Part Of Me".

Uma canção com letra interessante é "Man In The Mirror", o homem que se olha no espelho, e que Michael Jackson usaria em seu show "This is It" se não tivesse morrido. Aliás, falei sobre a trilha sonora do documentário no post Michael Jackson - This Is It, em que ele canta "eu estou falando com o homem no espelho, eu estou falando para ele mudar o seu jeito... se você quer um mundo melhor, então olhe para si mesmo e faça a diferença".

Uma canção mais romântica, à la Bee Gees, é "I Just Can't Stop Loving You", que se tornou um grande sucesso à época. Michael Jackson tinha um "pézinho" no rock, nesse CD, além da música "Bad", essa tendência surge em "Dirty Diana".

Outro dos melhores hits desse álbum de 1987 é "Smooth Criminal", que na época virou filme e até jogo de video-game em que o cantor era uma espécie de super herói em que o famoso passo de dança moonwalk se tornava um golpe bastante eficaz contra os bandidos.

Michael Jackson termina "Bad" com mais uma faixa baseada em artifícios já utilizados por ele, "Leave Me Alone" remete a canções como "The Way You Make Me Feel" e "Beat It", essa última do álbum "Thriller".



Músicas do álbum "Bad":

1. Bad
2. The Way You Make Me Feel
3. Speed Demon
4. Liberian Girl
5. Just Good Friends
6. Another Part Of Me
7. Man In The Mirror
8. I Just Can't Stop Loving You
9. Dirty Diana
10. Smooth Criminal
11. Leave Me Alone

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...