sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Elvis Presley - Elvis Presley (1956)


Para quem está estranhando o título desse post, afinal o termo "Elvis Presley" aparece duas vezes, o primeiro "Elvis Presley" diz respeito ao artista e o segundo é o nome que o disco de 1956 ganhou. Por isso, está aí duas vezes. Após essas considerações iniciais, informo aqui que no dia 16 de agosto, mais conhecido como ontem (hehehe...), completou-se 35 anos da morte do Rei do Rock. Ele tinha 42 anos naquele já longínquo 1977 quando sofreu um colapso fulminante associado à disfunção cardíaca.

Mas, muitos anos antes, precisamente 21 anos, quando Elvis Presley era um jovem de 21 anos (que coisa mais cabalística!), ele lançou seu primeiro álbum, ou LP (long-play) como se dizia à época. O cantor já havia gravado alguns compactos (discos com poucas faixas, geralmente quatro ou cinco), mas foi com esse auto-intitulado disco de 1956 que veio a consagração mundial.

A consagração mundial ocorreu pela novidade daquele som. Ainda não existia o rock and roll, e todas as suas vertentes, como hoje em dia. Surgiu Elvis Presley a nível mundial, haviam outros, como grande nome da sonoridade que misturava o country com algo de blues e soul. Desse início, o ritmo novo se alastrou e tomou proporções gigantescas com várias vertentes e tudo mais.

Nota-se nesse primeiro álbum que Elvis Presley ainda não havia consolidado o vozeirão que o consagrou. Ele já demonstrava que poderia cantar grave, mas em alguns momentos sua voz ficava bastante aguda. Outra curiosidade é que essa capa foi imitada, em forma de homenagem, por algumas vezes, lembro mais precisamente aqui os punks ingleses The Clash, em seu "London Calling", de 1979.

O CD "Elvis Presley" à venda nas lojas, supermercados e sites no Brasil atualmente, o qual eu tive acesso, traz as 12 faixas originais daquele álbum, mais seis músicas, os hits "Heartbreak Hotel", "I Forgot to Remember to Forget" e "I Was The One", mais seis canções de sessões de janeiro de 1956: "My Baby Left Me", "Shake, Rattle And Roll" e "Lawdy, Miss Clawdy".

Esse CD abre com um de seus grandes hits até então. O blues "Heartbreak Hotel" é uma composição de Presley com outros autores e já despontava como uma música de sucesso. O mesmo acontece com a segunda da lista, "I Was The One".

A terceira faixa desse CD e a que realmente abria o disco original é a contagiante "Blue Suede Shoes", um dos maiores clássicos do rock and roll e da própria carreira de Elvis Presley. Essa traz bem clara essa nova sonoridade que estava contagiando a todos.

É interessante notar que esse disco, como está aqui presente, mescla de forma bem clara as canções de rock and roll com as românticas, características daquela época e que permearam os shows de Elvis Presley por toda a sua carreira.

Além de "Blue Suede Shoes", o rock também está presente com "I Got A Woman", "One-Sided Love Affair", "Just Because", "Money Honey" e "I'm Gonna Sit Right Down And Cry (Over You)" . Dessas quero destacar também o sucesso "Tutti Frutti", gravado por milhares de artistas pelo mundo, inclusive Raul Seixas.

Elvis Presley adentrou ao novo som, o rock, mas não abandonou ritmos da época, como as canções românticas "I'm Counting On You", "I Love You Because" (com direito à "solo" de assobio), "Trying To Get You", "I'll Never Let You Go (Little Darlin')" e "Blue Moon" (não confundir com "Blue Moon of Kentucky", que é bem diferente). Esse CD fecha com "I Want You, I Need You, I Love You".

Apesar do novo CD não seguir à risca o álbum original lançado em 1956, ele serve de apoio e inspiração para divulgar ainda mais para as novas gerações como foi o surgimento do rock, hoje já tão desgastado e com pouca evolução.



Músicas de "Elvis Presley"

1. Heartbreak Hotel
2. I Was The One
3. Blue Suede Shoes
4. I'm Counting On You
5. I Got A Woman
6. One-Sided Love Affair
7. I Love You Because
8. Just Because
9. Tutti Frutti
10. Trying To Get To You
11. I'm Gonna Sit Right Down And Cry (Over You)
12. I'll Never Let You Go (Little Darlin')
13. Blue Moon
14. Money Honey
15. Shake, Rattle And Roll
16. My Baby Left Me
17. Lawdy, Miss Clawdy
18. I Want You, I Need You, I Love You




Avaliação - 4,5



(não ganha 5 por não ser o original)

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...