segunda-feira, 4 de junho de 2012

Zé Ramalho canta Bob Dylan - Tá Tudo Mudando


Na próxima sexta-feira, dia 8 de junho de 2012, Zé Ramalho volta a se apresentar em Joinville. Dessa vez, o show está marcado para o Joinville Square Garden com direito a ingressos para mesas e área vip. Quem organiza é a Carara Produções, que está vendendo os ingressos. Aproveito mais uma passagem do cantor seresteiro para falar sobre "Zé Ramalho canta Bob Dylan - Tá Tudo Mudando", CD e DVD lançado em 2008.

O disco, que foi indicado ao Grammy Latino de 2009 na categoria de Melhor Álbum de Rock Brasileiro, é uma homenagem de Zé Ramalho a um de seus principais herois, Bob Dylan. É interessante notar que mesmo sendo um CD tributo, ainda assim há um dos maiores sucessos da carreira do cantor nordestino. "Batendo na Porta do Céu" é uma versão para "Knockin On Heaven's Door" e fecha esse álbum.

Além de ter sido gravada por Zé Ramalho (aqui em uma versão mais brasileira que a anterior),  "Knockin On Heaven's Door", em inglês mesmo, recuperou sua fama nos anos 1990 com a versão dos roqueiros do Guns 'N' Roses. Em suas versões, Zé Ramalho praticamente apresenta traduções fieis, é o que acontece em "Batendo na Porta do Céu".

Em "Zé Ramalho canta Bob Dylan - Tá Tudo Mudando", o brasileiro foge de simples covers e apresenta versões abrasileiradas, não só nas letras, mas na própria sonoridade. Mas, Zé Ramalho não se limita a isso e traz outros elementos, como a cítara em "O Homem Deu Nome A Todos Animais".

Na capa, Zé Ramalho homenageou Bob Dylan imitando o clipe de "Subterranean Homesick Blues"

Na faixa "Tá Tudo Mudando", que dá nome ao disco, Zé Ramalho recebe a participação especial do guitarrista Frejat. Outro sucesso que não poderia ficar de fora é "Como Uma Pedra A Rolar", versão de "Like A Rolling Stone", hit na voz também dos Rolling Stones. Escutando essa canção, lembrei-me de "Apenas Um Rapaz Latino-Americano", de Belchior, essa é uma boa dica para quem gosta desse tipo de som.

Mais uma versão que não é inédita é "Negro Amor", feita por Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti, gravada também pelos Engenheiros do Hawaii. Já "Blowin' In The Wind", de muito sucesso tanto com a banda Kansas quanto com Scorpions, ganhou uma repaginada bem brasileira em "O Vento Vai Responder".

O mesmo foi feito em "Mr. do Pandeiro", da original "Mister Tambourine Man", em homenagem também a Jackson do Pandeiro. E também com "If Not For You", que ficou em inglês mesmo, e recebeu uma versão de George Harrison.

A versão em DVD traz a jornalista Ana Maria Bahiana contextualizando cada canção antes de ser apresentada. Um bônus que os fãs de Dylan e de Zé Ramalho vão aprovar. A ideia de fazer isso é positiva, pois pode-se entender um pouco mais da história destes dois ícones do mundo da música.


Faixas de "Zé Ramalho canta Bob Dylan - Tá Tudo Mudando"

01 - Wigwan / Para Dylan
02 - O Homen deu Nome a Todos Animais
03 - Tá Tudo Mudando
04 - Como Uma Pedra a Rolar
05 - Negro Amor
06 - Não Pense Duas Vezes, Tá Tudo Bem
07 - Rock Feelingood
08 - O Vento Vai Responder
09 - Mr. do Pandeiro
10 - O Amanha é Distante
11 - If Not For You
12 - Batendo na Porta do Céu - versão II


--

Avaliação - 2,5

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...