quarta-feira, 20 de junho de 2012

The Beatles - Anthology 3



Nessa semana, mais especificamente segunda-feira, dia 18 de junho de 2012, foi aniversário de Paul McCartney. E não foi qualquer data, o baixista dos Beatles fez 70 anos! É interessante notar como os Beatles andam em alta ultimamente, aparecendo na mídia. Muito em parte porque seus discos estão completando décadas de aniversário, mas também por McCartney, que lançou um disco de inéditas "Kisses On The Bottom", e veio para o Brasil duas vezes nos últimos anos.

Em comemoração ao aniversário de McCartney, vou postar aqui mais algumas opiniões e impressões de mais um álbum relacionado aos Beatles. A série Anthology surgiu nos anos 1990 trazendo novos takes, novas gravações e diversas curiosidades, seja no CD em si, seja no encarte (em inglês) que é bem interessante e traz novas informações aos Beatle maníacos.

Quero salientar desde o início que esse é um material para iniciados. Nesse "Anthology 3" não é diferente. O ouvinte não terá aqui as versões clássicas e mais conhecidas das canções. São sempre takes alternativos, alguns erros de gravação, canções sem a pós-produção cheia de pompa dos últimos discos dos Beatles e coisas assim. Isso não desvaloriza de modo algum a importância do material. É inclusive mais saboroso para quem já tem os demais álbuns.

A começar pela própria capa, toda a série Anthology traz colagens/montagens dos discos dos Beatles, o que por si só já é algo bem diferenciado. Todos os Anthologys, são 3 ao total, são duplos. Para se ter uma ideia da quantidade de material que os Fab Four produziam, o primeiro CD do terceiro volume apresenta nada menos do que 27 faixas, o segundo vem com "apenas" 23.

O "Anthology 3" foca os últimos anos dos Beatles. Por isso, aqui aparecem as principais canções dos últimos álbuns do grupo. Vou citar algumas: "While My Guitar Gently Weeps", "Hey Jude", "I've Got A Feeling", "The Long And Winding Road", "Get Back", "Something", "Blackbird" e "Come Together".

A tão temida e falada "Ob-La-Di, Ob-La-Da" está presente com uma versão simplificada, como acontece com a maiorias das músicas. Algumas aparecem bastante modificadas, como é o caso de "Helter Skelter", ao invés da barulheira e algazarra oficializada no Álbum Branco (que muitos dizem ter dado origem ao metal), aqui ela aparece mais calma, sem perder o clima pesado.

Todos os Beatles têm vez aqui, como ocorria no final da carreira deles. Então, John Lennon canta uma porção de canções como sempre fazia. Ringo Starr e George Harrison aparecem menos, também como era de praxe, além do já citado Paul McCartney.

Ringo Starr canta a bela "Good Night", que originalmente fecha o Álbum Branco, de 1968. Em "Anthology 3" estão presentes também versões para músicas que nunca foram gravadas oficialmente pelos Beatles, como "Step Inside Love". Outra dessas é "All Things Must Pass", que ficou como título do primeiro álbum pós-Beatles de George Harrison e também não entrou em nenhum disco dos Beatles.

Quero finalizar esse texto comentando da boa surpresa de ver os Beatles tocando alguns rocks dos anos 1950. A faixa 7 do primeiro CD contém um  medley com "Rip It Up", "Shake, Rattle And Roll", que ficou popularmente conhecida com o Bill Haley and His Comets, e "Blue Suede Shoes", num primeiro momento famosa na voz de Carl Perkins, mas que depois estourou com Elvis Presley.

Para quem quiser saber mais curiosidades sobre essas canções dos Beatles, eu recomendo veementemente os três Anthology. Só precisa saber falar inglês... (hehehe...). Em 2003, a série foi lançada em DVD também. Outro dia eu comento sobre ela nesse formato.



Faixas de "Anthology 3"

Disco 1

1. A Beginning
2. Happiness Is A Warm Gun
3. Helter Skelter
4. Mean Mr. Mustard
5. Polythene Pam
6. Glass Onion
7. Junk
8. Piggies
9. Honey pie
10. Don't Pass Me By
11. Ob-La-Di, Ob-La-Da
12. Good Night
13. Cry Baby Cry
14. Blackbird
15. Sexy Sadie
16. While My Guitar Gently Weeps
17. Hey Jude
18. Not Guilty
19. Mother Nature's Son
20. Glass Onion
21. Rocky Raccoon
22. What's The New Mary Jane
23. Step Inside Love/Los Paranoias
24. I'm So Tired
25. I Will
26. Why Don't We Do It In The Road
27. Julia




Disco 2

1. I've Got A Feeling
2. She Came Through The Bathroom Window
3. Dig A Pony
4. Two Of Us
5. For You Blue
6. Teddy Boy
7. Medley: Rip It Up/Shake Rattle And Roll/Blue Suede Shoes
8. The Long And Winding Road
9. Oh! Darling
10. All Things Must Pass
11. Mailman, Bring Me No More Blues
12. Get Back
13. Old Brown Shoes
14. Octopus's Garden
15. Maxwell's Silver Hammer
16. Something
17. Come Together
18. Come And Get It
19. Ain't She Sweet
20. Because
21. Let It Be
22. I Me Mine
23. The End


--

Avaliação - 5

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...