segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bee Gees - One Night Only


No último dia 20 de maio, morreu mais um dos três irmãos do Bee Gees, Robin Gibb, após uma longa luta contra o câncer. Seu irmão gêmeo, Maurice, já havia falecido no dia 12 de janeiro de 2003, quando sofreu um ataque cardíaco durante uma cirurgia de desobstrução intestinal. Este post é uma homenagem a esse grupo que teve vital importância nos anos 1970, com a trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite" (1976).

No final dos anos 1990, com a advinda da tecnologia DVD ao Brasil, lançaram um show ao vivo gravado que fez um enorme sucesso e era o principal disco para se ter em casa e assistir com os amigos.

Lançado em 1998, o DVD "One Night Only" foi gravado em Las Vegas (EUA) e mostra os Bee Gees ainda em forma, apesar de relativamente diferentes no visual de 20 anos antes.

Pode-se dizer que esse DVD é completo para quem quer conhecer a carreira da banda, inclusive canções de outras épocas de além dos grandes hits dos "Embalos de Sábado à Noite". Desse momento de glória, destacam-se as dançantes "You Should Be Dancing", "Night Fever", "Tragedy", "Grease", "Jive Talking" e a principal música da história dos Bee Gees: "Stayin' Alive".

Ainda dessa época de ouro, o show contempla as românticas "More Than A Woman" e "How Deep Is Your Love". Entre as faixas das outras épocas, são tantas que fica difícil de escolher. Das mais antigas, mas, mesmo assim, belas, pode-se destacar "I´ve Gotta Get A Message To You", "Massachusetts", "How Can You Mend A Broken Heart" e outra muitíssima conhecida, que é "Words".

Neste show, os Bee Gees apresentaram algumas faixas, do seu CD mais recente à época, "Closer Than Close", que traz uma sonoridade e ambientação mais moderna, deixando longe a sensação de uma apresentação fora de sua época. Da mesma forma, "Islands In The Stream" e "One" continuam com um ar tranquilo e saudável.

Participações especiais

Em "Our Love (Don´t Throw It All Away)", eles contam com uma "participação especial" de Andy Gibb, mais um dos irmãos, mas que nunca chegou a entrar definitivamente nos Bee Gees, que morreu em 1988. Essa música era um dos hits da carreira solo de Andy.

A outra participação especial, e, agora sim, no palco é de Celine Dion, em "Immortality", que chegou até a fazer parte de trilha sonora de novela no Brasil. Na época, 1998, a cantora canadense estava embalada pelo sucesso de "My Heart Will Go On", da trilha sonora do filme "Titanic", de 1996.

Na minha opinião, as melhores músicas são as que não são óbvias. Muitas destas estão presentes em um momento mais íntimo quando apenas os três irmãos tocam, sem a banda de apoio, canções mais antigas de sua carreira. Na ordem, as minhas preferidas são "New York Mining Disaster 1941", "Morning Of My Life" e "Nights On Broadway".

Especialmente, os Bee Gees ganham um tom glorioso e grandioso com uma canção específica. Em "Lonely Days", os irmãos Gibb, capitaneados pelo remanescente Barry, apresentam uma música que foge dos tradicionais temas dançantes e românticos que permeiam todo o show. A letra ainda fala de amor, mas a melodia transita por temas que a tornam diferenciada das demais.

Portanto, percebe-se que citei aqui no texto praticamente todos os grandes sucessos do Bee Gees. Hoje em dia, com o barateamento de DVDs mais antigos, "One Night Only" aparece com um preço atrativo sem perder a qualidade musical e visual da época.


Faixas do DVD:


1. You Should Be Dancing
2. Alone
3. Massachusetts
4. To Love Somebody
5. I´ve Gotta Get A Message To You
6. Words
7. Closer Than Close
8. Islands In The Stream
9. One
10. Our Love (Don´t Throw It All Away)
11. Night Fever/More Than A Woman
12. Still Waters
13. Lonely Days
14. Morning Of My Life
15. New York Mining Disaster 1941
16. Too Much Heaven
17. I Cant See Nobody
18. Run To Me
19. And The Sun Will Shine
20. Nights On Broadway
21. How Can You Mend A Broken Heart
22. Heartbreaker
23. Guilty
24. Immortality
25. Tragedy
26. I Starded A Joke
27. Grease
28. Jive Talkin´
29. How Deep Is Your Love
30. Stayin´ Alive
31. You Should Be Dancing


--

Avaliação - nota 4

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...