segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Artista plástica expõe as várias faces da pintura

A blumenauense Marlene Huskes comemora sua trajetória de 23 anos durante a Mostra Sesc de Arte Contemporânea

Um convite para mergulhar nas várias faces da pintura com a utilização de diferentes materiais é feito pela artista plástica blumenauense Marlene Huskes. A trajetória de 23 anos da artista será comemorada durante a Mostra Sesc de Arte Contemporânea – Forma e Cor, na Casa Sesc (Rua Dr. Amadeu da Luz, 165, Centro), em Blumenau. A exposição segue até o dia 16 de março, com entrada gratuita.

Ao todo, serão expostas nove obras de Marlene Huskes, que vão desde nus a figuras geométricas, passando pela história de arte evidenciada pela artista ao longo dos anos. As técnicas também mostram as diferentes formas da arte: óleo sobre tela, acrílica sobre tela, acrílica sobre lona, papel contact sobre papelão e papel contact direto na parede.

“Fiquei emocionada com o convite do Sesc, que expande e divulga a arte blumenauense”, afirma Marlene, que ainda pretende fazer uma grande retrospectiva de seus trabalhos. Ela descreve que a exposição é um convite para conhecer a caminhada do artista, um passeio por vários materiais.

A curadora Carla Carvalho salienta que é possível perceber que o trabalho de Marlene é caracterizado por uma pesquisa formal, marca da sua poética. “A cor e a forma se articulam e se estruturam de maneira que o leitor perceba o cruzamento entre tema e formalidade”. Ela acrescenta que as obras partem de uma busca pessoal, num mergulho espiritual que está presente em diversos momentos da trajetória da artista.

Estudantes e outros grupos organizados podem agendar visitas com a presença da artista Marlene Huskes na exposição. Os agendamentos podem ser feitos por meio do telefone (47) 3322-5261. Um catálogo da exposição ainda será impresso e estará à disposição no local.

A marca das pinceladas

A blumenauense Marlene Huskes, 55 anos, começou a estudar pintura em 1975 e em 1989 iniciou sua trajetória como artista plástica. O início dos trabalhos foi no Colégio Pedro II, em Blumenau, com professores como Ludwig Emmerich, Arian Grasmück, Teresinha Heimann, Silvio Pléticos, entre outros.

Os trabalhos da artista já foram expostos em diferentes municípios catarinenses e estados brasileiros. Em 2004, Marlene integrou os cinco artistas catarinenses convidados para participar da exposição que contou os 450 anos da cidade de São Paulo.

O envolvimento no mundo da arte também despertou o interesse pela literatura. Em 2010, Marlene Huskes lançou o livro “Luares míticos”, com poesias e contos. Atualmente, ela escreve sobre a cultura em Blumenau nos últimos 20 anos.

Marlene Huskes já foi presidente da Bluap (Associação Blumenauense de Artistas Plásticos), entidade em que atuou durante 10 anos; integrou o Conselho de Cultura de Blumenau; e atuou na comissão pró e conselho do Museu de Arte de Blumenau.

SERVIÇO

O quê: Mostra Sesc de Arte Contemporânea – Forma e Cor, da artista plástica Marlene Huskes
Quando: De 24 de fevereiro a 16 de março. Coquetel de inauguração no dia 23 de fevereiro, às 20 horas
Onde: Casa Sesc (Rua Dr. Amadeu da Luz, 165, Centro), em Blumenau
Horário de visitação: das 11 às 16 horas
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...