terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Femusc já começou em Jaraguá do Sul


Notas e acordes ecoaram pelo ambiente do Centro Cultural de Jaraguá do Sul na noite de domingo. No teatro da SCAR – Sociedade Cultura Artística teve início a sétima edição do Femusc – Festival de Música de Santa Catarina, apresentando ao público o duo Daniel Guedes (violino) e Mario Ulloa (violão), apresentando peças de compositores brasileiros em uma mescla erudito-popular. Músicas conhecidas como “Beatriz”, “O bêbado e a equilibrista”, “Noites cariocas” e “Maracangália” empolgaram o publicou que lotou o teatro com capacidade para mil pessoas.

No meio do concerto, o maestro-oboísta, Alex Klein entrou no palco para apresentar uma peça escrita por Mário Ulloa, que se transformou em uma grande homenagem ao professor de violoncelo, Watson Cliss, que completou 70 anos neste domingo. O maestro disse que Watson sempre foi uma de suas fontes de inspiração e admiração e disse que ele deveria ser chamado de “a lenda viva da música de concerto do país.” A platéia toda cantou parabéns a você ao músico.

Muito emocionado, Watson subiu ao palco e agradeceu a homenagem. “Estou muito surpreso e feliz. Eu pretendia que minha idade fosse mantida em segredo, mas não deu”, brincou. Após a homenagem, Guedes e Ulloa tocaram mais algumas músicas, completando a noite de abertura.

Brincadeira de bar que virou CD

Professores do Femusc desde a segunda edição, Daniel Guedes e Mário Ulloa se conheceram em Jaraguá do Sul. Após as aulas e apresentações, os dois se encontravam com alunos e outros professores em bares e lanchonetes da cidade, o que já é tradição do festival. Os dois sempre improvisavam músicas no violão e no violiono, para alegri a edeleite dos freqüentadores dos estabelecimentos.

A brincadeira virou coisa séria, e os dois gravaram um CD com estas músicas, clássicos da MPB com arranjo elaborado para violão e violino. “É muito legal, é uma maneira de trazer o público mais para perto da música erudita”, disse Guedes. O violinista se sentiu honrado em participar da abertura do Femusc. “Abrir o Femusc é uma honra, um festival reconhecido em todo o mundo, um referencial na música erudita”, compeltou.

Maestro quer escola modelo de música em Santa Catarina

O diretor artístico do FEMUSC, maestro Alex Klein, falou antes do concerto de abertura sobre a confiança que ele tem quanto ao crescimento do ensino da música no Brasil a partir do trabalho que vem sendo realizado no Festival. Destacou o apoio da comunidade de Jaraguá do Sul para garantir que o projeto tenha continuidade, lembrando que são as pessoas que fazem algo acontecer. “O FEMUSC é exemplo do que o trabalho sério e dedicado pode proporcionar. São Jovens que vêm de várias regiões para aprender e compartilhar, gastando cerca de 250 mil dólares para poderem estar aqui, quando poderiam estar na praia ou fazendo outras coisas no seu período de férias”, ressaltou.

Alex Klein fez ainda um reconhecimento público ao trabalho da equipe responsável pela organização do evento. “Aqui aproveitamos todos os recursos disponíveis e alcançados difíceis de alcançar porque temos eficiência e qualidade”, citou, dando como exemplo o software desenvolvido pela empresa Qualix Tecnologia, de Jaraguá do Sul, que permitiu maior agilidade na gestão de todos os dados do evento. “Imagine que todas as informações, do período de inscrições de 1.300 candidatos às 350 vagas disponíveis, ao control de todo o fluxo do Festival até a programação que concentra mais de 600 obras executadas, sob responsabilidade de apenas uma pessoa, que tem ainda outras atribuições”.

O diretor reforçou para o governador Raimundo Colombo e lideranças presentes à abertura do FEMUSC a importância do Festival ter sequencia e assim afirmar o projeto acadêmico e social. “Nossa esperança é de que Santa Catarina tenha uma escola modelo de música para que mais pessoas tenham oportunidades de se aperfeiçoar”, disse.

FEMUSC – 7º Festival de Música de Santa Catarina
(47) 3373-8652 / www.femusc.com.br / www.twitter.com/femusc

texto e foto da assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...