quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Raiva, discórdia e rancor no sertanejo universitário

foto: sxc.hu

Com o surgimento e, agora, o amadurecimento do sucesso do chamado sertanejo universitário surgem diversas músicas, boas e ruins. O que preocupa nesse caso não é nem a qualidade, mas sim o conteúdo das letras. Algumas canções celebram raiva, discórdia e rancor de forma leve e dançante. Isso não é bom. Uma das coisas mais estranhas que vi foi uma cantora num vídeo cantando "Quero ver você sofrer" com um sorriso no rosto. Ela não percebe o que está cantando?

Quando esse tipo de coisa é cantada carregada com um sentimento de sofrimento até, de repente, pode, quem sabe, ser considerada interessante, ou não... (hehehe) Mas definitivamente interpretar palavras assim não é o mais indicado. Esses artistas não percebem que há milhares de pessoas cantando com eles? Não seria mais interessante passar mensagens positivas como faz Paula Fernandes ou Victor & Léo?

Um exemplo de uma letra com uma mensagem negativa dessas está aí embaixo:

"Todo tanto que você chorar pra mim é pouco
Voce ta tendo troco, te falei que ia ter troco
Pode rastejar, implorar, pedir perdão
Eu vou olhar na tua cara e ficar repetindo não"

Ou ainda:

"E de nada vai adiantar, dizer que se arrependeu
Que viu que seu amor sou eu, porque eu não vou te perdoar
Foi se aventurar e agora ficou só, ai que dó, ai que dó
Eu to aqui festando e você na pior, ai que dó, ai que dó
Se hoje vive chorando lembrando de nós ai que dó
Ai que dó o quê? Eu quero ver você sofrer!"


Tudo bem a pessoa não querer perdoar outra, mas daí a passar a comemorar isso já é demais. Faço questão de não citar o nome das músicas e quem canta, pois acredito que esses artistas deveriam escolher melhor o seu repertório e não merecem ganhar essa publicidade. Como já disse um dos jurados do programa Ídolos, a escolha do repertório é essencial na carreira de um cantor.

Na minha opinião, essas músicas deveriam ter ficadas guardadas em gavetas e nunca terem sido gravadas, quanto mais fazerem sucesso. Não posso concordar com canções feitas para momentos divertidos terem letras tão negativas. Depois, as pessoas vão reclamar que hoje há tristeza, ódio e violência no mundo... Que tal começar a pensar isso de uma forma mais profunda?

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...