quinta-feira, 9 de junho de 2011

Museu Histórico de Santa Catarina apresenta mais duas mostras simultâneas


O governdo Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura e do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa apresentará duas exposições simultâneas, de 10 de junho a 10 de julho. São elas: "Fortificações da Ilha de Santa Catarina", do projeto Fortalezas da Ilha
de Santa Catarina/ Secarte, e a mostra fotográfica de "Joi Cletison - Os Portugueses na Ilha de Santa Catarina".

A exposição "Fortalezas da Ilha de Santa Catarina" é composta por várias fotografias das fortalezas, trajes de época, réplicas de um canhão e maquetes das fortificações de São Jose da Ponta Grossa (Ilha de Santa Catarina/Praia do Forte), Santa Cruz (Ilha de Anhatomirim) e Santo Antonio (Ilha de Ratones Grande).

Já a mostra fotográfica "Os Portugueses na Ilha de Santa Catarina" foi montada para marcar a data de 10 de junho que se comemora o dia de Portugal e também o dia de Camões. A exposição aponta a presença portuguesa na Ilha de Santa Catarina, e tem 18 imagens ampliadas em papel
fotográfico brilhante que mostram vários aspectos que o povoamento português legou na arquitetura, na religiosidade, no folclore e no artesanato.

Mais sobre O Projeto Fortalezas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), gestora de três fortificações na região de Florianópolis: Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim (no município de Governador Celso Ramos), Fortaleza de Santo Antônio, na ilha de Ratones Grande, Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Bateria de São Caetano, ambas junto à Praia do Forte, no norte da Ilha de Santa Catarina. Estes três monumentos estão abertos para visitação pública e são verdadeiros museus ao ar livre.

Mais sobre a mostra fotográfica Os Portugueses na Ilha de Santa Catarina

É claro que a cultura deixada pelos lusitanos incorporou outros elementos, mas conserva os traços de sua autenticidade. Para mostrar isto, o NEA/UFSC organizou esta exposição de fotografias, onde mostramos a Arquitetura Luso-Brasileira com suas técnicas construtivas, o Artesanato com as belas rendas de bilro, cerâmica utilitária, tapeçaria que fazem parte do saber fazer deixados pelos nossos antepassados. No folclore mostra as Danças Folclóricas, os ternos de reis e na Religiosidade, as festas e romarias.

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...