sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia Mundial da Dança tem programação especial em Joinville

A cidade do maior festival de dança do mundo terá uma série de eventos em comemoração a esta arte que leva o nome de Joinville para o mundo todo


Assim como o movimento perfeito de um bailarino aliado a sua leveza e sensibilidade o fazem brilhar nos palcos, arrancam da plateia aplausos, lágrimas e o consagram como artista, da mesma forma a manifestação da arte da dança em si merece muita celebração.

Nessa sexta-feira, dia 29 de abril, é o Dia Mundial da Dança e Joinville, como principal referência no Brasil para os amantes da dança, prepara uma programação especial. Instituto Festival de Dança de Joinville, Escola do Teatro Bolshoi, Fundação Cultural e a Associação dos Grupos de Dança de Joinville (Anacã) estão envolvidos na realização das comemorações.

Com o slogan "a dança dá cor à vida", uma série de ações, mobilizando artistas e público em geral vai fazer todo mundo entrar na dança em espaços públicos, como praças e ruas da cidade, culminando com uma grande reunião de estilos numa ação surpresa dia 29, às 21 horas na Rua Visconde da Taunay, a Via Gastronômica, próximo ao hotel Tannenholf.

Durante o dia 29 ocorre a "Invasão dos Ritmos", ocasião em que bailarinos de grupos da cidade fazem performances pela manhã e à tarde interagindo com as pessoas em diversos pontos da cidade. Haverá ainda a distribuição de adesivos em comemoração ao Dia Mundial da Dança e um convite para quem quiser fazer parte de uma ação surpresa na Via Gastronômica, à noite.

A Escola do Teatro Bolshoi recebe a comunidade em sua sede para visitas guiadas. O público poderá conhecer a estrutura e o trabalho da única escola da principal companhia de ballet mundial fora da Rússia e até aprender uns passos com os bailarinos, ensinados pelos professores brasileiros e russos. Para se inscrever, basta ligar no (47)3422-4070, ramal 235.

Outras atividades também marcam o Dia Mundial da Dança em Joinville. Na Casa da Cultura haverá o lançamento do projeto "Casa da Cultura FRJ - espaço de memórias e construção de identidade, construção de identidades" envolvendo a Escola Municipal de Ballet, Escola de Artes Fritz Alt , Escola de Música Villa Lobos, Galeria Victor Kursancew, Programa de Extensão Comunitária e Associação de Amigos da Casa da Cultura.

No Teatro Juarez Machado será realizada a 7ª Noite Cultural, com apresentações da Escola Municipal de Ballet e grupos convidados, às 19h30.As comemorações do Dia Mundial da Dança foram introduzidas em 1982 pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, em comemoração ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1827-1910), criador do ballet moderno.

texto: Diogo Maçaneiro - Assessoria de Imprensa - Instituto Festival de Dança de Joinville

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...