segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Grupo Musical Choppmotorrad & Freundemusikanten está com DVD inédito na praça


Um Vale Encantado, um sonho, numa terra de música, folclore e poesia do amanhecer ao entardecer. Inserido neste cenário, o grupo de tradições germânicas Choppmotorrad & Freundemusikanten, de Blumenau, tendo como inspiração os DVDs da Alemanha, brinda a todos com a magia e o ineditismo de reunir o melhor da música alemã e as bucólicas imagens do cotidiano do Vale Europeu em um DVD muito especial, que teve as gravações concluídas em dezembro. São 14 músicas, entre inéditas e regravações. O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Da união dos instrumentos tradicionais com os atípicos trazidos e improvisados nos navios, que há 180 anos trouxeram os primeiros imigrantes da Alemanha, brota uma música intensa e de sonoridade. Aí entra o resgate da Mundharmônica, produção blumenauense, o Bassbrett, o compasso do Teufelsgeige. No complemento, a cristalina força dos sopros espelha ao lado dos bandoneons toda esta simbologia germânica. Unidos com as belas paisagens, esse DVD se torna um tributo a todos que valorizam e respeitam a cultura alemã.

Várias cidades foram visitadas durante os meses de gravação, entre elas Blumenau, Pomerode, Timbó e Jaraguá do Sul. Nelas foram feitas as mais belas fotos de animais, flores, arquitetura, estradas e tudo que de mais bonito existe no Vale.

Um dos músicos do grupo e idealizador do projeto, o fotógrafo Ingo Penz, conta que a inspiração para o trabalho veio dos DVDS alemães que são compostos de músicas e imagens. Porém, o trabalho blumenauense ganha em criatividade. Ao contrário dos alemães que apresentam as gravações em apenas um cenário externo, o DVD da Choppmotorad & Freundemusikanten tem imagens diversas de várias cidades. “É muito mais bonito e dinâmico, um verdadeiro audiovisual”, diz Penz. A produção do DVD está sendo realizada pela Objetiva Produtora, que tem experiência de 16 anos de mercado.

O projeto tem por objetivo o registro das músicas germânicas que ganham vida através da mistura de instrumentos tradicionais com outros nada convencionais, como o “Bassbrett”, que é tocado por um cabo de vassoura em uma caixa de ressonância, harmônica de boca, “Tetenschall”, a “Fassbierguitarr”, guitarra que serve chope; e o “Teufelsgeige”, conhecido por violino do Diabo, referência aos lenhadores dos Alpes Europeus que faziam músicas nas florestas com paus e arames. O violino do Diabo era usado na Europa pelos colonos alemães para exorcizar as lavouras, por isso é composto por chifres. “Os colonos acreditavam que ele espantava os maus espíritos e a colheita vinha boa e farta”, diz.


Choppmotorad & Freundemusikanten

A banda Choppmotorad & Freundemusikanten foi fundada em junho de 1996 decidida a investir em grande parte do seu repertório para a cultura alemã. Desde então, apresentou-se em grandes capitais brasileiras: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Aracajú, Recife, Natal e Belém do Pará. E já se apresentou em duas edições da Oktoberfest Argentina, que ocorre na Província de Córdoba. Também já levou seu talento para Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile e Lima, no Peru.

No Estado de Santa Catarina, o grupo já se apresentou em bailes de Chopp, casamentos e festas em geral no Vale do Itajaí, Alto Vale e Sul. Todos os anos, na Oktoberfest de Blumenau, se apresenta em retretas pela cidade e shows nos pavilhões.

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...