segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Triálogo lança 4 inéditas para download gratuito no projeto Trios Brasileiros



Triálogo foi um dos três grupos escolhidos para representar a nossa riquíssima música instrumental, através do projeto Trios Brasileiros, que recebeu patrocínio do Programa Petrobrás Cultural. Em julho de 2010, eles se apresentaram no auditório do SESC Pinheiros. Os shows foram gravados, para que 4 obras de cada trio fossem disponibilizadas para download gratuito, através do site: www.triosbrasileiros.com.br. Essa semana o Triálogo lança suas 4 inéditas.

“Das Américas” (Debora Gurgel) foi composta em 2004. É uma mescla de suíngue brasileiro e latino com harmonia jazzística, pois a ideia é que ela representasse vários pedaçinhos das Américas. Tem a malemolência e a alegria típicas do Brasil.

Quando compôs “Clara da Lua” (Debora Gurgel / Dani Gurgel), Debora estava estudando Debussy, e quis fazer uma música nos moldes das composições impressionistas, mas com tempêro brasileiro. “O que me inspirou foi ‘Clair de Lune’, que por sinal é citada na introdução. A música nasceu instrumental, com essa ideia de maracatu meio erudito, tocado com a mão esquerda. O primeiro título dela era ‘O dia em que Claude foi lá em casa tomar um café...’ Mais tarde, ganhou letra da Dani Gurgel e passou a se chamar 'Clara da Lua’."

“Na Ginga do Guinga” (Debora Gurgel) é uma homenagem ao músico e compositor; um choro, mas com harmonia bem intrincada, bem ao estilo dele.

Composta em 2008, “Reencontro” (Debora Gurgel) nasceu como uma bossa nova bem lenta, com o tempo se transformou num 3/4, mas sem perder a doçura e o romantismo da melodia.

Triálogo

Criado em 2001, por Débora Gurgel (piano), Itamar Collaço (baixo acústico e elétrico) e Pércio Sápia (bateria) músicos paulistanos veteranos, o Triálogo consegue se impor naturalmente diante de ritmos brasileiros como o choro, o baião e o samba. A escolha do nome do grupo baseou-se em conceitos que traduzissem o espírito da música e dos músicos; tais como: brasilidade, universalidade, urbanidade e, principalmente, uma palavra que significasse conversa a três; interferência, inter-relação, cumplicidade. Triálogo contém a essência da música instrumental: perguntas, respostas, provocações e trocas sonoras.

Para ouvir e baixar: http://www.triosbrasileiros.com.br

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...