sábado, 18 de setembro de 2010

Holger, Hurtmold, Mombojó e Novos Paulistas no festival Planeta Terra 2010


O Terra, que realiza este ano a quarta edição de seu Planeta Terra Festival 2010 – consolidado como uma dos mais importantes festivais do país - no dia 20 de novembro, no Playcenter, em São Paulo, anunciou as bandas nacionais que completam o line up do festival. Em parceria com o Studio SP, o Terra optou este ano por escalar bandas nacionais contemporâneas, emergentes de uma nova cena musical brasileira. Assim, irão se juntar aos nomes internacionais já consagrados as bandas Holger, Hurtmold (foto), Mombojó e Novos Paulistas.

Com censura de 18 anos, o evento receberá ainda os shows internacionais de Smashing Pumpkins, Pavement, Of Montreal, Girl Talk, Yeasayer, Phoenix, Hot Chip, Mika, Empire of the Sun e Passion Pit.

Quem quiser marcar presença no festival deve se apressar, pois existem poucos ingressos disponíveis do quarto e último lote, colocados à venda pelo Terra a partir do dia 1º de agosto.

As Bandas Nacionais do Planeta Terra 2010

Holger

Formada há dois anos, a banda paulistana Holger nasceu a partir de um projeto musical chamado That's All Folks, onde amigos de diversas bandas gravavam músicas espontâneas, sem ensaio, com influências folk, country, indiepop e o neofolk. Com mais de 30 músicas gravadas, cinco EPs lançados na internet, veio a idéia de transformar aquele projeto em uma banda de verdade, com integrantes fixos, e daí surgiu o Holger.

Adicionando a influência do tweepop, do rock alternativo e do indie rock , o Holger deu nova roupagem a algumas das melhores faixas gravadas com o That's All Folks, além de compor músicas inéditas. Em 2008, após mais de um ano de ensaios, o Holger finalmente saiu do estúdio e começou a divulgar suas músicas e a fazer shows. http://tramavirtual.uol.com.br/holger

Hurtmold

O Hurtmold foi formado em 1998, em São Paulo. Com um som baseado no rock, mas empilhando várias outras referências sonoras, o grupo se utiliza de inúmeros instrumentos, resultando em uma musicalidade de forte caráter orgânico, recheada de texturas, ora tensas ora delicadas, e sempre aberta a improvisações.

Seu primeiro disco – a demo tape “Everyday Recording” foi lançado em 98. De lá para cá, não pararam mais, lançando outros sete discos: “Select e “3 AN: A fonte secou” em 99, “Et cetera” em 2000, “Cozido” em 2002, “The Eternals / Hurtmold” em 2003, “Mestro” em 2004 e “Hurtmold” em 2007. http://www.myspace.com/hurtmold

Novos Paulistas

Atualmente São Paulo está repleta de novos talentos e diversos nomes promissores. Entre tantos, cinco representantes desta nova geração se destacaram de um ano para cá, emergindo de um projeto que reuniu ao vivo cantores e cantoras. Foi há pouco mais de um ano que estreava oficialmente o Novos Paulistas, a reunião entre Thiago Pethit, Tiê, Tulipa Ruiz, Tatá Aeroplano e Dudu Tsuda.

Todos os cinco fazem parte deste belo recorte da música autoral brasileira com canções que transitam entre o folk, o moderno, a MPB e outros ritmos. No show, Dudu Tsuda (piano e teclados), Tiê (piano, violão e voz), Thiago Pethit (voz), Tulipa Ruiz (voz) e Tata Aeroplano (voz) são acompanhados pelos músicos Maurício Fleury, Otávio Ortega, Isidoro Cobra, Perdo Penna e Pedro Falcão. Entre as canções do repertório do Novos Paulistas ao vivo estão: "Essa Canção Francesa", "Dois", "Mar Morro", "Só sei dançar com você" e "Nothing Like Colors", entre outras.

Mombojó

O Mombojó é uma banda de Recife, composta por Felipe, Chiquinho, Samuel, Marcelo e Vicente. Depois de quase dez anos de trabalho, eles têm dois CDs bem recebidos pelo público e críticos (NadadeNovo, de 2004 e Homem-Espuma, de 2006), alguns prêmios importantes (duas vezes melhor banda da Associação Paulista de Críticos de Arte, 2005 e 2006), participação em dezenas de festivais (Abril Pro Rock e Tim Festival, entre outros), além de muitas outras histórias para contar.

O grupo lançou o disco que dá um loop no tempo e faz o quinteto retornar às origens de banda independente, ao mesmo tempo em que traz o futuro para o presente com uma maturidade conquistada através de muita disciplina. “Amigo do Tempo”, o novo disco, retoma sonoridades, estilos e recombinações que parecem estar em busca de um tempo perdido, com nuances de rock, bossa nova, eletrônica, jazz, temperados pela sempre
inovadora arquitetura musical do Mombojó. http://www.mombojo.com.br

O Festival

Organizado pelo Terra com produção da B\Ferraz, o festival ocupa pelo segundo ano consecutivo o PlayCenter, com seus 80.000 m2, uma estrutura que inclui dois palcos (Main Stage e Indie Stage), praça de alimentação, muitas áreas de lazer e bares, para um público esperado de 20.000 pessoas e mais de dez horas de som.

As portas do PlayCenter serão abertas para o público este ano às 13 horas, com alguns brinquedos funcionando até às 21 horas (Cataclisma, Wave Swinger, Barco Viking, Swing Dance, Waimea, Sky Coaster, Monga e Windstorm) e outros até às 05 horas da manhã (Boomerang, Evolution, Auto Pista, Double Shock, Looping Star, Turbodrop e Magic Motion).

As duas primeiras edições do Planeta Terra, em 2007 e 2008, aconteceram na Vila dos Galpões, reunindo cada uma delas mais de 15.000 pessoas. No ano passado, o festival mudou-se para o Playcenter, onde abrigou um público de 16.000 pessoas.

Nestes três anos passaram pelos palcos do evento nomes como Iggy & The Stooges, Sonic Youth, Primal Scream, Kaiser Chiefs, Devo, Lily Allen, The Jesus and Mary Chain, Kasabian, Rapture, Cansei de Ser Sexy, Pato Fu, Bloc Party, Offspring, Mallu Magalhães, Maximo Park, The Ting Tings, Metronomy, Patrick Wolf, Macaco Bong, Móveis Coloniais de Acaju, entre muitos outros. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do festival: www.planetaterra.com.br.

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...