domingo, 15 de agosto de 2010

Projeto atualiza música produzida na Joinville do início do século XX

Na última sexta-feira (13), às 19h30, houve o lançamento do CD "A Nova Música Antiga de Joinville", dos violonistas Raimundo José Bernardes e Claudenor Fávero. O álbum, gravado no primeiro semestre deste ano, é o resultado de uma cuidadosa transcrição de peças originalmente feitas para piano, encontradas por meio de uma pesquisa escavatória nas milhares de partituras do Museu Histórico de Joinville.

O duo de violões - projeto aprovado pelo Edital de Apoio às Artes e pelo Edital do Mecenato, ambos da Fundação Cultural de Joinville - tem com objetivo o resgate histórico e cultural através de composições de artistas joinvillenses do início do século XX com uma leitura contemporânea, sem descaracterizar a obra original.

O trabalho dispôs ao público as raízes de músicas joinvilenses, deixando vivos os registros sonoros destas obras. As 32 peças, muitas delas escritas a bico de pena, foram ouvidas com o recurso de um software para depois serem adaptadas, do piano solo para o qual foram originalmente compostas, para os dois violões. Quem for a Biblioteca Pública Municipal hoje à noite, além da música, vai conferir o resgate da trajetória dos compositores e da Joinville do início do século XX.

Os músicos Claudenor Fávero, violonista e professor de música da Escola de Música Villa-Lobos na Casa da Cultura; e Raimundo José Bernardes, violonista e produtor cultural, foram aprovados em 2010 pela Fundação Cultural para dar continuidade aos trabalhos, desta vez ampliando a pesquisa para autores de todo o estado.

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...