quinta-feira, 8 de julho de 2010

“Espírito de porco” na Mostra Cinevídeo Joinville 2


O diretor Chico Faganello será o convidado especial de Santa Catarina e trará seu documentário, “Espírito de porco”, 52 min, para a “Mostra Cinevídeo Joinville 2”. O documentário catarinense foi escolhido como o melhor Filme da 1ª Mostra Internacional de Cinema pelos Direitos dos Animais, no final de agosto do ano passado em Curitiba, e já foi exibido em festivais de Cuba e Portugal.

“Espírito de Porco” aborda o tratamento aos porcos na suinocultura industrial e a degradação ambiental que a atividade provoca. O projeto, que foi realizado com R$ 60 mil do edital Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura, e todo conduzido pela narração de um porco. Grande parte das cenas foram realizadas em Seara, município do Oeste de Santa Catarina, onde está uma das maiores concentrações de suínos do planeta.

A produção contou com a ajuda da população e da prefeitura do município, que agora se empenha em discutir o assunto com a comunidade e debater os graves desequilíbrios ambientais, como a poluição dos rios.

Os diretores Dauro Veras e Chico Faganello pretendem estimular o debate em escolas, universidades e centros de pesquisa, bem como exibir o filme na TV. A “Mostra Cinevídeo Joinville 2” acontecerá no Teatro Juarez Machado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...