sábado, 26 de junho de 2010

Dois pianos de cauda são entregues em SC

Uma antiga aspiração da classe artística catarinense acaba de ser atendida pelo Governo do Estado. Já estão em Florianópolis os dois pianos de cauda Steinway , modelo D-concert grand, adquiridos pela Secretaria da Administração – um ficará no Teatro Ademir Rosa (CIC) e outro no Teatro Governador Pedro Ivo (CA).

Os instrumentos, solicitados pela Fundação Catarinense de Cultura, foram adquiridos da conceituada empresa norte-americana Steinway & Sons, e produzidos na sua fábrica de Hamburgo (Alemanha), de onde saem alguns dos melhores pianos do mundo.

A escolha da marca e do modelo foi definida a partir de uma consulta feita pela FCC a vários músicos de renome. Entre eles, Arthur Moreira Lima, que foi taxativo na sua recomendação: “Impossível pensar-se em sala de concerto integrada ao circuito pianístico mundial sem possuir um Steinway”, disse em carta à Fundação.

“A aquisição é fundamental para que Florianópolis passe a ser presente no circuito dos grandes pianistas do mundo”, insistiu Moreira Lima. Para o administrador do Teatro Governador Pedro Ivo, Irani Brunner Apolinário, o novo piano representa “o fim das limitações de qualidade” nos espetáculos musicais.

“Muitas apresentações foram prejudicadas porque não tínhamos um piano à altura, e alguns artistas nem puderam se apresentar aqui”, conta. Segundo afirma, um piano de qualidade superior é reivindicado pela classe artística há mais de 20 anos.

Os pianos foram comprados em maio pela SEA com recursos do Fundo de Materiais. Graças à imunidade tributária em equipamentos adquiridos no exterior pelo Governo, Santa Catarina pagou pelos dois o preço de um, explicou o secretário da Administração, Paulo Eli.

“Com a importação direta do fabricante, os dois pianos, com todas as taxas e custos de transporte, custaram 351,9 mil dólares, o equivalente a R$ 647,5 mil. Se fôssemos adquiri-los do representante no Brasil, o preço dos instrumentos seria de R$ 1.350.000,00”, comparou.

Segundo Paulo Eli, a SEA está testando novas formas de aquisição de produtos para o Estado, procurando sempre a redução de custos. A modalidade utilizada no caso dos pianos também pode ser aplicada à compra de equipamentos de tecnologia da informação, produzidos por empresas norte-americanas, e vendidos no Brasil por até três vezes o preço cobrado nos EUA.

Os dois Steinways serão utilizados pela primeira vez no Concurso Internacional de Piano, que será realizado no Teatro Governador Pedro Ivo de 3 a 10 de julho. O piano do Teatro Ademir Rosa só será transferido quando forem concluídas as obras de reforma do CIC.

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...