domingo, 2 de maio de 2010

Michel Leme - 5º


Como o próprio nome indica, Michel Leme lançou o seu "5º" álbum recentemente. Acompanhado de Bruno Migotto, baixo; Wagner Vasconcelos, bateria; e Bruno Tessele, bateria; o guitarrista passeia tranquilamente por improvisos em cima de temas que carregam um misto de jazz com música brasileira instrumental. O resultado é um passeio por delírios guitarrísticos com um baixo forte e a presença marcante das baterias, que aparecem simultaneamente em cinco das seis faixas do "5º".

A maioria das composições é de Michel Leme. A única exceção é "Aos Poucos", de Bruno Migotto. Como ocorreu em seus lançamentos anteriores, "5º" foi gravado de forma independente. Além disso, é distribuído pela Tratore e pode ser comprado no site oficial do guitarrista www.michelleme.com.

As gravações ocorreram no auditório da Escola de Música e Tecnologia (EM&T) em 30 de outubro de 2009 por Flávio Tsutsumi. A exceção é "3 Notas" gravado por Ricardo Marui no Estúdio Cantareira em 26 de setembro do ano passado. Essa é também a única faixa que contém apenas uma bateria, no caso por Wagner Vasconcelos. A capa é uma aquarela de Cinthia Crelier.

"5º" começa com "Deixem o Coltrane Em Paz", uma citação bem humorada a um dos grandes ícones do jazz. Seu riff do início é bem característico e "gruda" sem perceber. Isso apesar de Michel Leme fugir da música de fórmulas repetitivas e desgastadas do show bizz atual.

O que se destaca mesmo é a improvisação bem trabalhada e clara da guitarra limpa de Michel Leme. Apesar da faixa ter uma bateria marcada e repleta de improvisos, não ficou cansativa, pois a composição segue uma linha melódica mesmo assim. Elas montam uma sonoridade de beleza agradável a qualquer ouvido interessado em boa música.

Já "Samba dos Excluídos", como o próprio nome indica, puxa pelo samba. "Chica Hermosa" tem um ritmo mais próximo das canções latinas. "Aos Poucos" e "3 Notas" trazem o jazz de volta à baila. "Amanda Moy Ma" é improviso puro sem medo de ser feliz. Quem tiver o CD em mãos não se esqueça de colocá-lo no computador para ver a faixa multimídia "Blues de Ocasião".

Músicas de "5º"

1. Deixem o Coltrane Em Paz
2. Samba dos Excluídos
3. Chica Hermosa
4. Aos Poucos
5. 3 Notas
6. Amanda Moy Ma
Vídeo em computador. Blues de Ocasião

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...