segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Femusc 2010 terá mega orquestra com mais de 400 integrantes



Uma das atrações da quinta edição do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), que acontece de 14 a 30 de janeiro em Jaraguá do Sul, no norte do Estado, é a mega orquestra formada por maestros, professores e estudantes. Mais de 400 integrantes compõe o conjunto que faz a apresentação de encerramento na Arena Jaraguá, no dia 30, às 20h30min. O concerto terá entrada gratuita. Informações pelo telefone (47) 3373-8652 e pelo e-mail atendimento@femusc.com.br.

Conforme o diretor artístico, Alex Klein, somando com a presença dos corais adulto e infantil que vão se apresentar com a orquestra, o palco da Arena deverá receber cerca de 700 pessoas. Será uma das maiores formações em um só espetáculo, ao nível dos grandes concertos internacionais, avalia Klein.

Os ensaios da mega orquestra acontecem no decorrer do evento, a formação do coral infantil ocorrerá durante a colônia de férias Femusquinho, enquanto os ensaios do Coral adulto estão acontecendo desde setembro.

Alex Klein está otimista em relação ao sucesso da edição que comemora o quinto aniversário do Femusc, já reconhecido como o mais importante festival-escola de música erudita do Brasil. Em sua quinta edição, o evento reúne 550 participantes de 16 países, representando 15 estados brasileiros, além do distrito federal.

Participantes provenientes de todas as regiões do Brasil se encontram com parceiros da Argentina, Chile, Venezuela, Costa Rica, Panamá, México e outros países da América latina, assim como jovens talentos dos Estados Unidos, Haiti, Itália e Coréia do Sul.

Em edições passadas, o Femusc acolheu também alunos da Austrália, Alemanha e China. O corpo docente é formado por 50 professores representando renomadas instituições musicais brasileiras e internacionais, como a OSESP, Boston Symphony, Curtis Institute, New York University, New England Conservatory, Oberlin Conservatory, UDESC, UFMG, UFBA e a UFRJ.

O Programa Intermediário do Femusc recebe alunos de acordo com a ordem de chegada de suas inscrições. 40% das vagas do FEMUSC são oferecidas a estudantes cujas inscrições não são analisadas de acordo com critérios exigentes como a qualidade de gravações ou experiência musical.

O Femusc assim dá oportunidades a estudantes que de outra forma nunca poderiam participar de um evento desta magnitude, em especial jovens músicos interioranos, de baixa renda, ou que de outra forma estavam separados dos mais renomados professores e escolas de música disponíveis.

No Femusc, estes participantes podem estudar com professores deste nível, e adquirir a informação e experiência necessária para futuramente competir por novas oportunidades musicais.

No Programa Avançado, no entanto, o Femusc oferece outros 40% de suas vagas a jovens músicos cujas inscrições foram cuidadosamente analisadas por seu conteúdo, e somente os mais experientes e talentosos músicos foram convidados a se matricular.

No evento, eles encontram um programa puxado, envolvendo cerca de 14 a 15 horas diárias de atividades artísticas, repertório orquestral complexo, e a exigência de professores que por intermédio de projetos especiais estarão elevando seu nível artístico a novas alturas.

Os remanescentes 20% das vagas do Femusc são oferecidas a músicos profissionais provenientes de orquestras e instituições artísticas profissionais de todo o continente. O programa profissional passa a se denominar ProMusc, e adquire características de conferência, no intuito de providenciar uma oportunidade de crescimento e reciclagem para músicos profissionais, no único evento desta natureza no Brasil.

O Festival de Música de Santa Catarina é uma realização do Instituto FEMUSC com patrocínio do Governo do Estado, via Funcultural, WEG e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e o apoio da SCAR, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Governo Federal e Stop & Shop Hungry Tiger.

Confira a programação completa em www.femusc.com.br. Informações sobre o FEMUSC podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@femusc.com.br e pelo telefone telefones (47) 3275-2477 e 3373-8652.

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...