quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Encerramento do FEMUSC terá Mega-orquestra e Bolshoi na Arena



O concerto de encerramento do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), no sábado, dia 30 de janeiro, promete ser inesquecível na história de 5 anos do evento. Pelo terceiro ano consecutivo, o último dia do Festival em 2010 ocorre na Arena Jaraguá. A programação começa às 20h30min e, a exemplo da edição passada, reunirá uma mega orquestra com cerca de 400 componentes, o Grande Coral do Femusc e a participação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A entrada é gratuita e haverá, também, ônibus de graça para ir ao concerto.

Informações pelos telefones (47) 3275-2477 e 3373-8652 e pelo e-mail atendimento@femusc.com.br.

A cada edição, o Femusc apresenta atividades com o objetivo de aproximar cada vez mais a música erudita do público em geral. Uma amostra é a programação preparada especialmente para ampliar o acesso das pessoas aos programas de música clássica, como o zoológico musical, os concertos para a família e as apresentações na comunidade. Além disso, durante todo o dia há apresentações em espaços alternativos e à noite os concertos no Centro Cultural da Scar. As duas últimas semanas foram de muito estudo, apresentações e, também, confraternização.

Atividades para crianças e adultos

O último dia de Femusc reserva apresentações especiais. Pela manhã, a partir das 10 horas, mais uma edição do Zoológico Musical, seguido do Concerto para a Família, às 10h30min com apresentações da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, do Coral do Femusc sob a direção de Sérgio Figueiredo e, para finalizar, a Sinfonietta sob a regência do maestro Norberto Garcia.

Às 14 horas, no Grande Teatro, haverá a apresentação da peça “A história do Soldado” de Igor Stravinsky. Esta apresentação aconteceria na noite de quinta-feira (22), mas um dos músicos teve um mal estar o que provocou o adiamento do concerto. “A história do Soldado” com a mesma formação que estará no Femusc foi escolhido por críticos de música ouvidos pelo Guia do Jornal Folha de São Paulo como o 2º melhor concerto nacional de 2009.

Às 16 horas, também no Grande Teatro, O violinista Daniel Guedes e mais sete violinos interpretam a peça “Octeto para cordas em mi bemol maior” de Felix Mendelssohn. Logo em seguida, a Orquestra Mozart, regida por Claudio Jaffé, apresenta duas obras do compositor: “Gran Partita, Parte II” e “Concerto para Trompa e Orquestra” com Luiz Garcia no solo de trompa.

Mega-Orquestra

Às 20h30min acontece o Grande Concerto de encerramento do Femusc 2010. Um programa especial foi planejado para dar uma amostra do que foi o Festival neste ano. Cerca de 700 músicos e coralistas irão interpretar obras conhecidas do público, como “O Guarani” de Carlos Gomes, “Lago do Cisne”, de Tchaikovsky, e também uma marchinha de carnaval: Máscara Negra. Além destas, os músicos irão executar obras de Brahms, Bizet e Dvorak. Segundo o diretor artístico, maestro Alex Klein, serão várias peças pequenas “que darão uma síntese, um resumo do que é o Femusc”.

Haverá a participação de alunos das classes de “Jovens Regentes”, o vencedor do concurso de harpas e o Coral do Femusc. Outra atração será a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville, que fará uma apresentação em comemoração aos seus 10 anos de fundação. “O Bolshoi faz em Joinville com a dança o que fazemos aqui em Jaraguá com a música erudita, vamos unir estes dois ícones num só evento”, explicou Alex Klein.

A expectativa da organização é que o público lote a Arena Jaraguá para assistir ao espetáculo de encerramento do Femusc 2010. A capacidade é para oito mil pessoas sentadas.

Confira a programação completa em www.femusc.com.br. Informações sobre o FEMUSC podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@femusc.com.br e pelo telefone telefones (47) 3275-2477 e 3373-8652. Acompanhe as notícias do Festival em www.twitter.com/femusc.

O Festival de Música de Santa Catarina é uma realização do Instituto FEMUSC com patrocínio do Governo do Estado, via Funcultural, WEG e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e o apoio da SCAR, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Governo Federal e Stop & Shop Hungry Tiger.

Fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...