domingo, 27 de dezembro de 2009

Governo recebe sugestões para nova edição do Edital Elisabete Anderle

O Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC), está promovendo uma consulta pública do regulamento da próxima edição do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. O documento pode ser encontrado no site da FCC (link abaixo), e as sugestões devem ser encaminhadas até 30 de janeiro de 2010 para o email edital2010@fcc.sc.gov.br.

O lançamento oficial da nova edição do edital aconteceu durante a última reunião do CEC, realizada em 18 de dezembro, que contou com a presença da presidente da FCC, Anita Pires, do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, do diretor do Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Cultura e Esporte (Seitec), Gerson Ávila Hulbert, e do presidente do CEC, Péricles Prade. Na ocasião, o CEC deliberou que serão destinados R$ 8 milhões ao novo edital, e que o mesmo deverá ser lançado em fevereiro. “Em 2009 tivemos avanços significativos na área cultural, e entre eles está a política de editais”, afirma Anita Pires.

Essa será a segunda edição do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, que tem por objetivo estimular a produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultural. Na primeira, lançada em 2008, o Governo do Estado destinou R$ 6,8 milhões para os projetos selecionados. Ao todo, foram recebidas 1.428 inscrições para as sete grandes áreas abarcadas no edital. Após análise da documentação, 1.083 projetos foram habilitados a continuar concorrendo aos prêmios. A área com mais inscrições foi a de Música, com 267 inscritos, seguida de Artes Visuais (215), Teatro (165), Letras (164), Patrimônio Cultural (107), Dança (87) e Artes Populares (78). Uma comissão julgadora formada por 21 membros trabalhou na seleção dos 189 projetos vencedores.

Com a consulta pública, o Governo do Estado busca democratizar o processo de elaboração das diretrizes norteadoras de uma política cultural que atenda aos anseios e necessidades da comunidade. Para isso, conclama artistas, produtores, entidades e outros profissionais ligados ao setor cultural para avaliarem a redação final do regulamento da nova edição do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2010 e, se necessário, sugerirem alterações. As sugestões serão analisadas pela Comissão de Organização e Acompanhamento do Edital.

texto: assessoria de imprensa

Link: http://www.alquimidia.org/fcc/baixar.php?nomearq=2009122121Regulamento_Edital_ElisabeteAnderle_2010.pdf&arquivo=arquivosSGC/2009122121Regulamento_Edital_ElisabeteAnderle_2010.pdf

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...