sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Eventos culturais nesse fim de semana

Além da agenda do fim de semana de festas, que você pode conferir no post passado (http://ocaminhantenoturno.blogspot.com/2009/12/agenda-do-fim-de-semana.html), as prefeituras das cidades de Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul também preparam diversos eventos. Confira a agenda cultural de acontecimentos nesse fim de semana:

JOINVILLE

Feira de Arte e Artesanato

Nesta sábado (05/12), ocorre mais uma Feira de Arte e Artesanato na Estação da Memória. As atividades iniciam às 9 horas e prosseguem até a tarde às 16 horas. A comunidade vai encontrar na feira além de trabalhos artesanais e artísticos, produtos coloniais da região. Cerca de 20 artesãos participam da feira na Estação.

O evento, realizado na Estação da Memória e Praça Monte Castelo, é uma promoção da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e da Comissão de Desenvolvimento do Artesanato de Joinville. Em caso de chuva, a feira será cancelada.

Serviço:

* O quê: Feira de Arte e Artesanato
* Quando: sábado (05/12) das 09h às 16 horas
* Onde: Estação da Memória e Praça Monte Castelo - Rua Leite Ribeiro,
s/n - Anita Garibaldi
* Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433-2190 com Pardal


Concerto Matinal especial na Casa da Memória

O Concerto Matinal deste domingo (06/12) será uma edição especial para a Sociedade Cultural Alemã de Joinville (SCAJ). O evento será realizado na Casa da Memória às 10h30. A apresentação será dividida em duas partes e vai reunir vários músicos joinvilenses.

Intitulado "Domingo Musical com Arte e Cultura", o evento vai apresentar na primeira parte desde tangos até peças folclóricas germânicas. Na segunda parte, o clima natalino toma conta do evento. Com as canções tradicionais será comemorado o Dia de São Nicolau. Entre os músicos que participam do evento estão Daniele Haak e Matheus Alborguetti ao piano, Guilherme Bächtold e Germano Haak no bandoneon, e João Batista no vocal. Além da participação especial do "Vocal da Paz", grupo formado por 15 integrantes, entre coralistas e instrumentistas sob a regência da professora Cladis Steuernagel.

O Concerto Matinal - Domingo Musical com Arte e Cultura é promovido pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e Sociedade Cultural Alemã (SCAJ). O concerto é aberto à comunidade em geral e gratuito.

Serviço:

* O quê: Concerto Matinal especial na Casa da Memória
* Quando: domingo (06/12) às 10h30
* Onde: Casa da Memória - Rua XV de Novembro, 1000 - Centro
* Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433-2190 com Lausivan Côrrea


Bailarinos apresentam peças de encerramento

Nesta sexta-feira (04/12) e sábado (05/12) os alunos da Escola Municipal de Ballet sobem ao palco do Teatro Juarez Machado para as apresentações de encerramento. As classes infantis sobem ao palco às 17 horas e os bailarinos juvenis às 19h30. Os convites (limitados) estão sendo distribuídos gratuitamente na secretaria da Casa da Cultura.

A apresentação infantil traz como tema “Dançando no Picadeiro" e conta com 19 atos divididos em duas partes. Já as turmas juvenis apresentam “Pinturas em Movimento”. Ao todo, cerca de 245 alunos irão apresentar a leveza e classe do ballet e o ritmo do sapateado. O evento é promovido pela Escola Municipal de Ballet, Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e Fundação Cultural de Joinville (FCJ).

Serviço

O quê: Apresentações da Escola Municipal de Ballet
Quando: sexta-feira (04/12) e sábado (05/12) às 17h e 19h30
Onde: Teatro Juarez Machado – Centreventos Cau Hansen
Quanto: Gratuito
Ingressos: na Escola Municipal de Ballet – Casa da Cultura
Informações: (47) 3433-266 na Escola de Ballet


Lago do Museu de Arte será reinaugurado

O clima natalino estará presente na 7ª edição do projeto "Um domingo no jardim do MAJ" no dia 06 de dezembro, neste domingo. Além do piquenique comunitário tradicional, o grupo Terno de Reis Santíssima Trindade apresentará durante o evento canções natalinas a partir das 11 horas. Um presépio produzido pelo artesãos joinvilenses será montado no jardim do museu.

As estudiosas na área de alimentação, Ilca Soares e Sonia Strobel, estarão oferecendo no local a degustação de alimentos à base de soja. Os alunos do 2º ano do curso de Artes Visuais da Univille apresentam performances durante todo o dia. Depois de passar por uma revitalização, o lago do MAJ será reinaugurado e as crianças presentes serão convidadas a devolver os peixes ao lago. O evento é aberto para a comunidade e artistas que quiserem apresentar seus trabalhos, manifestações culturais e comercialização de arte, artesanato e design.

O evento é aberto à comunidade em geral e gratuito. O "Domingo no Jardim do MAJ" ocorre das 10h às 17 horas, em caso de chuva o piquenique será cancelado. Esta ação é uma inciativa da Fundação Cultural de Joinville, MAJ em conjunto com a Fundação 25 de Julho, Conurb, Univille e Ceasa.

Serviço

* O quê: Domingo no jardim do MAJ
* Quando: neste domingo (06/12) das 10h às 17 horas
* Onde: Museu de Arte de Joinville (MAJ) - Rua 15 de novembro, 1400 - América
* Quanto: Gratuito

JARAGUÁ DO SUL

Programa Cultura nos Bairros promove Mostra Teatral

O palco do grande teatro da Scar recebe a Mostra Teatral do Programa Cultura nos Bairros neste sábado (5), quando 380 crianças estarão envolvidas em cinco espetáculos apresentados em duas sessões, com uma delas iniciando às 17 horas e a outra a partir das 19 horas. Na programação do evento, as peças “Um casamento do outro mundo”, “Os ovos da galinha”, O mistério do boneco”, “A caixa dos desejos” e “Auto de Natal”, com uma apresentação da Corporação Musical da Escola Jonas Alves de Souza, que executará canções natalinas antes de iniciar a segunda sessão. A entrada é gratuita.

A Mostra Teatral marca o encerramento das atividades deste ano do Programa Cultura nos Bairros, que iniciou em abril por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural/JS e a Secretaria da Educação, envolvendo 560 alunos de várias escolas municipais e 20 integrantes do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (Procad) – este vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social. De acordo com a coordenadora desta iniciativa, Valdívia Moreira, o resultado deste trabalho foi além do seu principal objetivo, que é a inclusão de crianças e adolescentes em projetos culturais. “Observamos que também há uma influência positiva no rendimento escolar dos alunos envolvidos em nossas atividades”, constata.


Espetáculo para celebrar o Natal na SCAR

Evento aguardado pela comunidade, o Auto de Natal da SCAR – Sociedade Cultura Artística acontece no próximo domingo, dia 6 de dezembro. O evento, às 19 horas, vai reunir no Grande Teatro do Centro Cultural de Jaraguá do Sul todas as áreas de produção cultural da SCAR.

Conforme a coreógrafa Lisa Jaworski, responsável pela coordenação geral do projeto, mais de duzentas pessoas vão estar diretamente envolvidas com o espetáculo “Anunciação”, entre técnicos, produtores e integrantes da Orquestra Filarmônica, Orquestra de Cordas, Camerata, Grupo de Câmara, Coral, Banda e alunos dos cursos de música, teatro, dança e dos projetos Música para Todos e Dentro da Dança.

O Auto de Natal terá uma hora e meia de duração, e de acordo com Lisa Jaworski é recomendado para todas as faixas de idade. “É um projeto que envolve toda a equipe da SCAR para oferecer para as famílias um momento de reflexão, mas também de agradecimento por mais um ano de muitas realizações na área cultural”, comenta.

O tema “Anunciação” tem como pano de fundo o nascimento de Cristo, embalado pela música que leva o nome do espetáculo, conhecida pela interpretação do cantor pernambucano Alceu Valença. Um dos destaques do espetáculo será a presença de 10 harpas no palco, o que proporcionará um brilho especial ao acontecimento.

Os ingressos no valor de R$ 10,00 e R$ 5,00 podem ser adquiridos na secretaria do Centro Cultural.A produção tem o apoio da Fundação Cultural e está integrada à programação de Natal do município. Informações pelo telefone (47) 3275-2477.

BLUMENAU

Pró-Dança faz releitura do Quebra-Nozes

Blumenau , SC - O Pró-Dança - Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes - apresenta uma releitura do Ballet Quebra-Nozes em sua temporada de final de ano, que reúne apresentações de alunos e professores, de 3 a 5 de dezembro. Segundo a diretora artístico-pedagógica da escola, Beatriz Niemeyer, será uma versão ousada, quase extravagante.

O espetáculo é um dos ballets de repertório mais conhecidos e apreciados pelos adeptos da dança. A coreografia, com mais de 100 anos de sucesso, tem sofrido inúmeras adaptações mas nunca perde sua essência. A história fala de uma menina que ganhou de seu padrinho, na noite de Natal, um Quebra-Nozes (boneco de madeira, que serve de enfeite, mas também como instrumento para partir a casca das nozes). Clara brinca com o boneco e acaba adormecendo sob a árvore.

Em seu sonho, o Quebra-Nozes lidera os soldadinhos de chumbo numa luta contra o Rei dos Ratos. Clara o ajuda e o salva. Em gratidão, ele a leva pelo País das Neves ao País dos Doces e transforma-se em um príncipe. Várias danças interessantes acontecem ali, numa grande festa. Contudo, Clara se decepciona ao vê-lo dançar com a Fada Açucarada e acorda sozinha abraçada ao boneco.

“A versão que faremos é baseada na criação do coreógrafo inglês Matthew Bourne, de 2002, no Sadler´s Wells Theatre”, conta Beatriz. Bourne revisitou o tema do Quebra-Nozes com um olhar que o torna mais contemporâneo e transformou o enredo em uma comédia em que todos podem encontrar algo com que se identificam. A idéia de confrontar sonhos de criança com o mundo adulto é evidenciada, especialmente porque são adultos que interpretam as crianças.

A primeira parte em tons de cinza (no orfanato) e a segunda parte muito colorida (no país dos doces) é inspirada em Charles Dickens. A versão do Quebra-Nozes de Bourne é sucesso de bilheteria na Inglaterra e nos Estados Unidos e promete ser um sucesso também em Blumenau, com a apresentação do Pró-Dança.

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...