quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Últimas sessões do Ciclo de Cinema 2009


O Ciclo de Cinema da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) está chegando ao final nesse ano de 2009 com as produções africanas. Neste fim de semana, são dois filmes do acervo da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil. A seleção faz parte ainda da Semana da Consciência Negra.

Nesta sexta-feira (27/11) a sala de cinema recebe o filme “Tasuma, o Fogo”, da coleção “Novo olhar do cinema africano”, que leva o nome deste ciclo. No sábado (28/11) a sessão exibe “Ali Zaoua”(foto), filme de 2000 em preto e branco. Produção integrante da coleção “Os sementais de Yennenga” do Cinefrance.

As sessões promovidas pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ) são realizadas sempre às 19 horas na sala de cinema da Cidadela Cultural. A entrada é aberta a comunidade em geral e gratuita. O Ciclo de Cinema de 2009 encerra neste mês de Novembro e retorna suas atividades em março de 2010.

Sinopse dos filmes:

Tasuma, o Fogo - Tasuma, Le Feu (França/Burkina Faso/França, 2003)

De Kollo Daniel Sanou. Com Aï Keita, Khalil Raoul Besani, Mamadou Zerbo, Noufou Ouedraogo, Safiatou Sanou, Serge Henri, Sonia Karen Sanou, Stanislas Sore. Cores. Duração 90’.

Sogo Sanon, codinome Tasuma, é um antigo atirador que lutou com o exército francês na Indochina e na Argélia. Tasuma espera ganhar sua pensão de aposentadoria depois de vários anos de espera. Quando vai a Bobo para receber encontra seu amigo Khalil, famoso comerciante libanês. Compra dele um moinho a crédito, certo de receber a pensão, querendo ajudar as mulheres da aldeia. Quando volta é recebido como herói. Mas a pensão não chega apesar dos esforços de Tasuma.

Ali Zaoua - Ali Zaoua (França, 2000)

De Nabil Ayouch. Com Hichan Moussoune, Mnounïm Kbab, Mustapha Hansali, Saïd Taghmaouï. PB. Duração 90’.

Ali Kwika, Omar e Boubker são meninos de rua. Apesar das dificuldades do cotidiano, uma amizade indefectível os une. Ali é logo morto durante uma briga entre bandidos rivais. Seus três amigos agora terão um único objetivo: dar-lhe o enterro que ele merece. Contarão com a ajuda de um adulto, um pescador que tinha ficado amigo de Ali. Ganhador do Prêmio de público de Amiens em 2000.

Serviço

O quê: Ciclo de Cinema
Quando: sexta (27/11) e sábado (28/11) às 19 horas
Onde: Sala de Cinema da Cidadela Cultural
Rua XV de Novembro, 1383 – América
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433-2190

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...