sábado, 17 de outubro de 2009

Vídeo com entrevista de Antonio Mir no Youtube

Na foto, o artista Antonio Mir está com Renata Oliveira na The Kenny Gallery na Irlanda em 2007. Crédito: The Kenny Gallery

Em 2008, o artisa joinvilense e jornalista Gustavo Meneghim entrevistou o artista espanhol, radicado em Joinville, Antonio Mir. Essa entrevista que até então tinha passado apenas em canal fechado, agora pode ser visualizada no site Youtube, através do endereço http://www.youtube.com/watch?v=xh9Gw3a4cQw. "Na época, ele tinha acabado de se recuperar de um grave problema de saúde", conta Gustavo Meneghim.

O texto ao lado do vídeo diz:

"Antonio Mir nasceu na Espanha em 1950. Com 8 anos de idade imigrou ao Brasil com sua família, onde estudou e se formou pintor. Estabeleceu seu estúdio em Joinville e realizou exposições em diversas cidades brasileiras.

Com 23 anos foi convidado a participar da Bienal de São Paulo. Nos anos 70 e 80 realizou vários murais para o Banco do Brasil em Blumenau, Joinville e Madrid.
Em 1992 regressou a Espanha e montou estúdios sucessivamente em Galícia, Barcelona e Puerto de Mazarron, e alternou o trabalho com sua atividade no Brasil.

Realizou exposições em Galicia, Madrid (Casa da América), Murcia (Centro de Arte Contemporâneo Almudi), Roma (Palazzio Pamphili), Milão (Instituto Cervantes), Berlim e várias cidades brasileiras. Desde então, alterna períodos de trabalho nesses locais com temporadas no Brasil, onde mantém casa e ateliê na cidade de São Francisco do Sul, no norte catarinense".

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...