quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Selecionados do Edital Elisabete Anderle são conhecidos

Foto: Márcio H. Martins / FCC

No dia 11 de setembro, o Governo do Estado de Santa Catarina divulgou os nomes dos projetos vencedores do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura na sala de reuniões do Conselho Estadual de Cultura (CEC) no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis. Com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, CEC e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o edital distribui cerca de R$ 6,8 milhões.

A assinatura dos contratos deve acontecer em 7 de novembro. Antes, a FCC entrará em contato com os vencedores. O recurso será pago em parcela única, e o proponente terá até 12 meses para a realização do projeto.

As inscrições, gratuitas, ficaram abertas entre 26 de outubro e 13 de março de 2009. Nas últimas semanas, uma comissão julgadora formada por 21 membros trabalhou na seleção. Ao todo, foram recebidas 1.428 inscrições para as sete grandes áreas abarcadas no edital.

A área com mais inscrições foi a de Música, com 267 inscritos, seguida de Artes Visuais (215), Teatro (165), Letras (164), Patrimônio Cultural (107), Dança (87) e Artes Populares (78). Após análise da documentação, 1.083 projetos foram habilitados a continuar concorrendo aos 229 prêmios inicialmente previstos.

No total, os membros do júri selecionaram 189 projetos, ou seja, optaram por não utilizar todas as premiações disponíveis. Segundo Leone, essa decisão foi baseada nas diretrizes gerais norteadoras da avaliação para seleção dos projetos, que incluíam relevância cultural e artística da iniciativa proposta, orçamento compatível com os fins objetivados e adequação às finalidades e condições do regulamento. Caberá ao CEC definir o que será feito com o dinheiro excedente.

Voltado à produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultural em Santa Catarina, o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura contempla sete áreas culturais, que foram subdivididas em segmentos. A área de Artes Populares foi subdividida nos segmentos Folclore e Artesanato e Arte Circense. Artes Visuais contemplará Projetos e Obras e Bolsas de Execução.

Na Dança, recursos para Produção e/ou Circulação. Na área de Letras, subdivisão nos segmentos Publicações e Escritor na Escola. Para Música, recursos para gravação de CDs e DVDs. Na área de Patrimônio Cultural, investimento nos segmentos Material e Imaterial, Museus e Acervos. Em Teatro, prêmios para Circulação, Montagem e Pesquisa.

A lista completa com os projetos selecionados e mais informações sobre os jurados estão no site da FCC (www.fcc.sc.gov.br).

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...