terça-feira, 27 de outubro de 2009

Inscrições abertas para 38ª Coletiva de Artistas


Na foto, Edith Derdyk na montagem da exposição "Ainda Onda" em Porto Alegre

A 39ª Coletiva de Artistas de Joinville abre suas inscrições nessa semana com o tema "O Desenho na Contemporaneidade". A abertura da mostra recebe a palestra sobre o assunto com a curadora da coletiva, a artista plástica Edith Derdyk, nesta quarta-feira, 28 de outubro, às 19h30min, na Sala de Cinema da Cidadela Cultural Antarctica.

Quem tem interesse em participar da coletiva deve retirar a ficha de inscrição e o regulamento no Museu de Arte de Joinville (Maj) ou solicitar pelo e-mail maj@joinvillecultural.com.br. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de novembro.

Elas podem ser feitas individuais ou em grupo de artistas nascidos em Joinville ou radicados na cidade há pelo menos dois anos. Cada proponente tem o direito de enviar até três propostas de trabalho. A inscrição deve ser entregue pessoalmente no Maj e não são aceitas por e-mail ou correio.

A curadoria poderá escolher até dez trabalhos inscritos. O resultado será divulgado no dia 12/11, via site da Fundação Cultural de Joinville.

A Coletiva de Artistas de Joinville é um evento realizado pela Fundação Cultural de Joinville e o Museu de Arte para incentivar e divulgar os trabalhos dos artistas locais. Por ocorrer há 38 anos consecutivos, a mostra é reconhecida como um dos mais tradicionais eventos de artes plásticas e visuais em Santa Catarina e Sul do Brasil.

Edith Derdyk fez o curso de Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP, São Paulo/SP (1977-80). Realizou inúmeros trabalhos gráficos como capas de livro, capas de disco e ilustrações. Escreveu e ilustrou 3 livros infantis. Foram publicados 2 livros teóricos de sua autoria: Formas de Pensar o Desenho e O Desenho da Figura Humana, ambos editados pela Editora Scipione, 1988 e 1989 respectivamente.

Tem participado de exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil e no exterior. Em 1996 foi convidada para ser uma das 4 artistas representando o Brasil na mostra Arte através dos oceanos, Copenhague, Dinamarca.

Em 2004, ganhou Prêmio Revelação de Fotografia/Porto Seguro. Em 2007, é contemplada com Bolsa como artista Residente no The Banf Centre/ Canadá. Tem trabalhos em coleções públicas: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Fundação Padre Anchieta/São Paulo; Câmara Municipal de Piracicaba; Museu de Arte de Brasília; Museu de Arte Moderna - São Paulo; Instituto Cultural Itaú - SP; Secretaria Municipal da Cultura - Santos; Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte Moderna da Bahia; Dragão do Mar- Fortaleza; CCSP; Porto Seguro Fotografia; De Paw Institute/Indiana; Prefeitura de Nurnberg/ Alemanha.

Atualmente tem ministrado cursos livres e de aprofundamento para professores no Instituto Tomie Ohtake, Collégio das Artes e Fullframe Escola de Fotografia.

Serviço

O quê: Palestra de lançamento da 39ª Coletiva de Artistas de Joinville
Quando: quarta-feira (28/10) às 19h30
Onde: Sala de Cinema da Cidadela Cultural - Rua XV de novembro, 1383 - América - Joinville
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433-4677 com Marivete no MAJ

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...