domingo, 18 de outubro de 2009

Coro Acalanto completa dez anos


Setembro foi um mês de festa para o Coro Acalanto de Balneário Camboriú. Neste ano, a comemoração é maior, pois o grupo que é formado por 28 integrantes, festeja os 10 anos da instituição. O mês foi de muitas atividades para os coralistas, que se apresentaram durante a Semana Farroupilha, na festa de confraternização de uma década de atividades e no grande Festival de Coros da Liga Alto Uruguai. O evento está em sua 74ª edição e aconteceu na cidade de Ituporanga, extremo oeste de Santa Catarina.

O grupo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Fundação Cultural do município (FCBC), onde acontecem os ensaios, todas as noites de segundas-feiras. O objetivo de trabalho é divulgar a música dos grandes mestres e compositores, bem como reunir amigos que gostam de cantar, além de representar a Fundação Cultural em eventos dentro e fora da cidade.

A criação da entidade foi efetivada em 6 de setembro de 1999. Naquela época, como grupo de canto da Escola de Música Arte Maior e com 18 integrantes. Segundo explica o presidente do Coro Acalanto, José Matheus Bresolin, logo depois passou a fazer parte do Departamento de Cultura do Município. A coordenação do coro ficou sob responsabilidade de Aidêe Tonial Rauen e na regência, o trabalho do maestro Alexandre Mousquer. Aidêe foi homenageada durante a confraternização dos 10 anos, neste mês.

Atualmente, o Coro Acalanto tem na regência o profissional Nilton Silva. Com dinamismo, o maestro confere ao grupo qualidade técnica vocal, que pode ser conferida através das apresentações nas quais os coralistas participam. É um dos poucos corais da região que canta a "Capella" (o termo refere-se à música vocal sem acompanhamento instrumental).

Integram o coro pessoas de várias idades, entre jovens e adultos. São seis tenores, seis baixos, oito contraltos e oito sopranos. A rotatividade de cantores é grande, pois, segundo o colarista Ademar Brum, na cidade existem talentos entre estudantes, profissionais liberais, e outras pessoas que tem sido aproveitadas pela diretoria do Acalanto, por meio de aprovação em teste vocal. “Os interessados em participar do grupo devem entrar em contato com a Fundação Cultural”, disse Ademar.

O repertório do Coro Acalanto é eclético. Abrange desde composições folclóricas, passando pelas músicas regionais, MPB, italianas e sacras. Ao logo destes dez anos, tem participado de vários eventos sociais, culturais e religiosos, festividades do Município, e, principalmente, em festivais que reúnem grupos de canto coral.

No currículo estão apresentações no Congresso Universitário de Corais de Balneário Camboriú; no Natal das Luzes do Parque Unipraias, na BNT Mercosul, em apresentações conjuntas com a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina em Balneário Camboriú e Florianópolis, nas aberturas de temporada da cidade, em feiras de artesanato, nos eventos promovidos pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, na Noite Italiana (Balneário Camboriú) e em programações natalinas, inclusive em Itajaí, em apresentações promovidas pela Escola de Música Admita.

Ainda em 2009, a agenda do Coro Acalanto está com muitas atividades. Além da programação de aniversário, em setembro, o grupo irá se apresentar na Noite Italiana, em recital de Natal, no concerto de Natal de Itajaí e em Balneário Camboriú. Para o próximo ano, a proposta é de ampliar o número de integrantes, e cumprir toda a programação integrante do calendário de eventos da FCBC, participação em festivais de coros, e outros. Para integrar o grupo ou solicitar apresentação, é necessário entrar em contato com a Fundação Cultural, pelo telefone (47) 3366-5325. O Coro Acalanto conta com apoio de divulgação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Agenda do Coro Acalanto 2009

15/10 – Apresentação no Lions Clube em Balneário Camboriú
28/10 – Noite Italiana na Biblioteca Municipal
05/12 – Recital na Paróquia Santa Inês
11/12 – Apresentação na formatura da Escola Estadual João Goulart
12/12 – Concerto de Natal – Teatro Municipal de Itajaí
13/12 – Concerto de Natal – Igreja Luterana de Balneário Camboriú
22/12 – Apresentação no Plaza Caldas de Imperatriz

Texto: Silvia Bomm, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...