quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Caminho do Silêncio e Multiverso em Florianópolis


A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove as exposições "Caminho do Silêncio", de Elaine Vega (foto), e "Multiverso", de Gustavo Maia, no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Souza, em Florianópolis, até 4 de outubro. A entrada é gratuita.

A figura do anjo permeia todos os trabalhos de “Caminho do Silêncio”. A artista Eliane Veiga ressalta que o anjo integra sua poética e as memórias afetivas que fazem parte de sua vivência. Eliane explora essa lembrança a partir de diversas linguagens, como a fotografia, a pintura, a gravura e a escultura em cerâmica. Uma instalação composta por mil terços, um genuflexório, fotografias de anjos e um vídeo-arte estão entre as obras apresentadas na mostra.

Em “Multiverso”, o artista mineiro Gustavo Maia busca apreender a velocidade da era digital a partir da pintura, meio que se consolidou através da capacidade de eternizar o transitório. Para ele, tecnologia, os computadores e os softwares de desenho ajudaram a criar uma nova e irreversível imagoteca universal, submergindo-nos numa proliferação incontrolável de imagens que se espalha de forma viral pelos meios de comunicação. O artista aponta que sua intenção é criar espaços onde múltiplos planos se juntem e colidam, buscando acumular distintos gêneros em ambiente de convivência.

Gustavo Maia é graduado em publicidade e propaganda e em artes plásticas. No ano passado, expôs individualmente no Palácio das Artes na cidade de Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Além disso, participou de exposições coletivas realizadas na Galeria da Cemig, Galeria da Escola Guignard, Galeria Gesto Gráfico, Atelier Mamacadela e Galeria do Centro Cultural, entre outras.

A artista Eliane Veiga é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), já tendo feito exposições coletivas e individuais. Atualmente, participa do Clube da Gravura na Udesc, da Associação de Artistas Plásticos de São José e da Associação Catarinense de Artistas Plásticos.

Serviço

O quê: Exposições “Caminho do Silêncio”, de Eliane Veiga, e “Multiverso”, de Gustavo Maia
Quando: Visitação até 4 de outubro, de terça à sexta, das 10h às 18h, e sábado e domingo das 10h às 16h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, Centro, Florianópolis.
Contato: (48) 3028-8090 – mhsc@fcc.sc.gov.br
Quanto: gratuito

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...