domingo, 30 de agosto de 2009

Sociologia analisada em livro


No mês de agosto, foi lançado o livro "Sociologia - Um Olhar Crítico", escrito pelas sociólogas Silvia Maria de Araújo, Maria Aprecida Bridi e Benilde Lenzi Motim. A publicação aborda questões clássicas da sociologia, como trabalho, classes sociais, comunicação e mídia, estruturas de poder, e o rural e o urbano. As autoras trabalham esses temas de forma clara, didática e fundamentada teoricamente.

A sociologia é uma ciência que surgiu no ventre da sociedade industrial, quando um mundo tradicional, com seus valores e modos de viver, se desintegrava em fins do século XVIII. Tem como objetivo a apreensão e interpretação das mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais, das questões e problemáticas da realidade social. Ela se faz atual e tem a missão de dar respostas ao presente.

Para ajudar a compreender a importância do tema, as sociólogas Sílvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi e Benilde Lenzi Motim se reuniram para escrever o livro "Sociologia – Um olhar crítico", da Editora Contexto. O objetivo das três professoras é estimular o leitor a desenvolver ideias sobre o mundo em que vive a partir da provocação dos autores clássicos e contemporâneos.

A obra, organizada em eixos temáticos – como trabalho, classes e poder, entre outros –, comporta análises contextualizadas da realidade social a partir de teorias clássicas e modernas da sociologia. A partir de uma rica bibliografia, as autoras oferecem um material prático para uso tanto nas universidades quanto nas boas escolas: todos os capítulos contam com uma exposição do tema seguida por exercícios preparados para reter o conhecimento.

Ao final do livro, além de breves biografias dos principais autores e um glossário com conceitos sociológicos, há um apêndice com um conjunto de respostas sugestivas às questões levantadas no texto. A obra é pensado e concebida para alunos e professores e demais interessados na área.

Serviço

Livro: Sociologia – Um olhar crítico
Autoras: Sílvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi e Benilde Lenzi Motim
Formato: 16x23 cm; 256 páginas
Preço: R$ 39,00

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...