sábado, 4 de abril de 2009

O retorno do órgão de tubos de Blumenau


Após 15 anos de inatividade, o órgão de tubos da Igreja Luterana do Espírito Santo, em Blumenau, voltará a tocar. O instrumento ficou um ano e meio na restauração, realizada pelo alemão Georg Jann, e volta a ser tocado neste domingo, 5 de abril. A programação dura o dia inteiro e tem como ápice a apresentação do organista austríaco Josef Hofer.

Jann não cobrou nada pelo serviço de cerca de 3200 horas de trabalho, tirando o tempo de busca do material, parte dele trazido da Alemanha. O restauro foi conseguido através da ajuda da comunidade luterana com doações e campanha de arrecadação e também com o auxílio do Funcultural (Fundo de Apoio à Cultura), do Governo do Estado de Santa Catarina, e da Acib (Associação Empresarial de Blumenau).

Segundo a assessoria de imprensa, O órgão de tubos que está hoje na Comunidade Evangélica de Blumenau – Paróquia Centro foi o primeiro construído no Brasil pela firma Guilherme Berner, do Rio de Janeiro. O instrumento foi adquirido pela comunidade em 1930 e a inauguração ocorreu em 1933. A finalidade principal era acompanhar a comunidade em seus hinos e em cerimônias de casamentos e formaturas.

O primeiro evento com o órgão renovado é o Culto em Ação de Graças, às 9h15min. A partir das 14 horas, o instrumento é atração principal de diversos pequenos concertos. Nos intervalos, Georg Jann conta detalhes da restauração e do funcionamento da peça. Às 19 horas, o organista Josef Hofer faz a sua arte no histórico objeto.

De acordo com a assessoria, Hofer é organista, cravista e regente, diretor de coral, professor de piano e órgão em várias escolas de música e no Conservatório Johann-Joseph Fux, em Gras. Desde 2002 é diretor do Departamento das Escolas de Música da Steiermark, na Áustria.

Programação

9h15 Culto em Ação de Graças
10h30 Coquetel e exposição de fotos de Ricardo Dalmarco
14h Freya Elisa dos Santos
14h20 Sara Pfau e Freya Elisa dos Santos
15h Cristiane Dittrich Fiamoncini
15h20 Sara e Reynaldo Pfau
16h Rafael Plautz
16h20 Emerson Roepke e Sara Pfau
17h Juliana Faria
17h20 Geraldo Bispo
19h Grande Concerto, com o organista austríaco Josef Hofer

Serviço

O quê: Inauguração do órgão de tubos
Quando: a partir das 9h15min do 5 de abril de 2009
Onde: Igreja Luterana do Espírito Santo (Paróquia Centro, ao lado do Hospital Santa Catarina)
Quanto: gratuito

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...