quinta-feira, 23 de abril de 2009

Modernismo em SC em documentário


Às 14 horas desta quinta-feira, 23 de abril, o documentário "Modernos do Sul" será exibido no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Dirigido e roteirizado pela jornalista Kátia Klock, o média-metragem de 52 minutos de duração retrata o movimento de intelectuais do chamado Grupo do Sul, que trouxe o Modernismo para Santa Catarina em 1947.

A exibição tem entrada gratuita e conta com a presença da diretora e de alguns representantes do Grupo do Sul, como Slveira de Souza e Tércio da Gama. Na produção do filme de 2004, mais de 20 pessoas foram entrevistadas, entre integrantes, simpatizantes e pesquisadores. O movimento agregava várias formas de arte: literatura, teatro, artes plásticas e cinema.

O nome original do movimento era Círculo de Arte Moderna, porém graças aos dez anos da Revista Sul, eles receberam um novo título. Os fundadores da iniciativa foram Salim Miguel, Eglê Malheiros, Aníbal Nunes Pires, Ody Fraga e Antonio Paladino. Também participaram Walmor Cardoso da Silva, Adolfo Boos Jr., Silveira de Souza, Guido Wilmar Sassi, Osvaldo Ferreira de Melo Filho, Armando Carreirão, Archibaldo Cabral Neves, Élio Ballstaedt, Hamilton Valente Ferreira, Cláudio Bonsfield Vieira, Maura de Senna Pereira, Fúlvio Luiz Vieira, Meyer Filho, Miro Moraes, Hassis, Hugo Mund Jr., Moacyr Fernandes, Silveira D’Ávila, Tércio da Gama, Rodrigo e Martinho de Haro.

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...