quinta-feira, 12 de março de 2009

Rolling Stones e Jean-Luc Godard em "Simpatia Pelo Demônio"


O nome em português ficou pesado, mas "Simpatia Pelo Demônio" é a tradução literal de "Sympathy For The Devil", música dos Rolling Stones e nome dado ao filme do diretor francês Jean-Luc Godard sobre uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. A película mostra o grupo, formado então por Mick Jagger, vocal; Keith Richards, guitarra; Brian Jones, guitarra; Bill Wyman, baixo; e Charlie Watts, bateria; gravando a faixa título desta produção para o álbum "Beggar's Banquet".

Era 1968, e o diretor resolveu extravasar suas inovações. Detalhe que a trilha sonora de praticamente todos os 100 minutos é somente a faixa "Sympathy For The Devil", que vai evoluindo de um violão até a versão final com a forte percussão. A inspiração teria sido o candomblé, visitado por Mick Jagger, quando esteve na Bahia.

Godard aproveitou o espaço para discutir os movimentos da contra-cultura dos Estados Unidos, inclusive o movimento dos Panteras Negras. Na fita, ainda, há minutos para interpretações e divagações em geral. Como pode se notar, "Simpatia Pelo Demônio" ou "Sympathy For The Devil" não é um filme para iniciantes/leigos.

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...