terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Velvet Revolver – Contraband


A metade da década de 2000 foi marcada por alguns super grupos unindo ex-integrantes de antigas bandas de sucesso. Esse foi o caso do Velvet Revolver, criado pelos ex-Guns N’ Roses Slash, guitarra; Duff McKagan, baixo; e Matt Sorum, bateria. Juntou-se a eles o ex-vocalista do Stone Temple Pilots, Scott Weiland. O menos famoso da trupe é o guitarrista Dave Kushner, que fez parte do desconhecido Wasted Youth.

Em 2004, o Velvet Revolver lançou seu disco de estréia, intitulado “Contraband”. O sucesso não foi muito grande, ficaram mais conhecidos o rockão “Slither” e a balada “Fall To Pieces”. O primeiro single, “Set Me Free”, fez parte da trilha sonora do filme “Hulk”, 2003, do diretor Ang Lee. A banda teve dificuldades devido aos problemas de Weiland com drogas, o que resultou até em shows cancelados. Hoje Scott Weiland e Velvet Revolver estão separados. O primeiro se dedica à volta do Stone Temple Pilots enquanto Slash e companhia procuram uma nova voz para o seu potente rock.

Musicalmente falando, o Velvet Revolver criou um hard rock bem estruturado com um bom vocal e músicas bem realizadas. “Contraband” abre com “Sucker Train Blues”, que apesar do nome, não tem nada de blues. O som é o mesmo da época de Guns N’ Roses, com a mesma qualidade. O vocal de Weiland hoje é melhor do que o de Axl Rose, em sua atual formação do Guns. O refrão desta faixa de abertura mostra uma banda explosiva e com vontade de tocar.

O ritmo intenso continua em “Do It For The Kids”, com direito aos solos conhecidos tirados debaixo do chapéu de Slash. Outra vez o título da faixa pode indicar uma coisa, mas o que se escuta é mesmo o hard rock. “Big Machine” conta com um refrão poderoso e as distorções comendo solto. A bateria se destaca no início de “Illegal i Song” puxando para mais um petardo caprichado. O punch rocker se perpetua por todo o disco.

A batida marcante se referencia em “Spectacle”, em que o riff de guitarra se destaca por toda a faixa. O Velvet Revolver também sabe fazer belas baladas, assim como já ocorria no Guns N’ Roses. É o caso de “Fall To Pieces”. A guitarra bem trabalhada, o vocal rouco de Scott Weiland e o crescimento com o decorrer dos segundos formam uma das melhores músicas de “Contraband”.

Mas o mais forte do Velvet ainda é o hard rock, que aparece com força em “Headspace”, graças a um bom riff de guitarra e um trabalho bem pensado na composição da faixa como um todo. Notas mais agudas abrem “Superhuman” em um rock um pouco mais pausado. A faixa do filme do Hulk, “Set Me Free”, mostra bem a que a banda veio. Um ritmo que entusiasma em junção com mais um refrão interessante.

Um Velvet Revolver um pouco mais introspectivo surge em “You Got No Right”. Esse era justamente um título que dá a impressão de um rock pesado, mas, que na verdade, não passa de um bem feito balad rock. Com um clima mais sinistro através das graves notas do baixo e dos sons tirados da guitarra, “Slither” talvez seja a música com mais potência de “Contraband”. O refrão chega a ser esclarecedor, ou seja, enquanto as estrofes dão a impressão de ambientes fechados, o refrão abre esses ambientes imaginários.

O baixo puxa um clima de pressa em “Dirty Little Thing”, seguido pela bateria marcada e o riff nas duas guitarras. O Velvet Revolver fecha o seu disco de estréia, “Contraband”, com uma bela balada: “Loving The Alien”. Scott Weiland canta devagar, a bateria marca a calmaria, o baixo preenche vazios, enquanto uma guitarra brilha e a outra trabalha junto com o baixo. Neste álbum, a banda mostrou como se faz um som de qualidade ainda hoje. Seria bom Axl Rose aprender para seu próximo de inéditas, que não se duvida que saia daqui há mais uns 13 anos...

Nota 7

Músicas de “Contraband”

1. Sucker Train Blues
2. Do It For The Kids
3. Big Machine
4. Illegal i Song
5. Spectacle
6. Fall To Pieces
7. Headspace
8. Superhuman
9. Set Me Free
10. You Got No Right
11. Slither
12. Dirty Little Thing
13. Loving The Alien

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...