segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

The Police – Certifiable Live In Buenos Aires


Sem lançar nada de inédito desde 1983, com “Sinchronicity”, o The Police voltou a se reunir para uma turnê em 2007. Apesar da empolgação, nada de músicas inéditas do grupo, que foi formado em Londres na Inglaterra. Mesmo assim, este “Certifiable Live In Buenos Aires” é uma interessante modernização do som oitentista com influências de reggae, ska, punk e jazz.

É bom escutar novas gravações dos antigos sucessos. A voz do vocalista e baixista Sting continua a mesma. Na verdade, sua técnica vocal teve uma considerável evolução nestes 30 anos de banda. Com suas caretas, o baterista Steward Copeland esbanja habilidade em colocar com perfeição o som de seu instrumento. Com uma função mais embelezadora, surge a guitarra de Andy Summers. Os fãs do The Police estavam cansados de escutar as mesmas gravações das clássicas canções.

“Certifiable Live In Buenos Aires” é uma compilação de CD e DVD, como diversos lançamentos atuais no mercado. Para variar, algumas canções ficaram de fora do CD, que abre, assim como o show no vídeo, com um dos seus grandes sucessos: “Message In A Bottle”. Faixa que o próprio Sting já regravou em seu DVD solo “...All This Time” (2001) numa versão mais lounge. Porém, nada como escutar a faixa original.

A guitarra aparece com mais evidência no início de “Syncronicity II”, uma faixa que demonstra influências de ska e jazz. O som reggae fica evidente em “Walking In The Moon”. Em seguida, eles apresentam “Don’t Stand So Close To Me”, do álbum “Zenyatta Mondatta”, de 1980. Esta faixa começa devagar, mas sobe em um som pop e gostoso. Summers demonstra suas habilidades no instrumento ao solar em cima do início de “Driven to Tears”.

“Every Little Thing She Does Is Magic” é mais uma das clássicas canções apresentadas neste ao vivo. Talvez uma bela música para você cantar para seu filhinho seja “De Do Do Do, De Da Da Da”. Da onde será que surgiu uma letra com um refrão destes? Tudo bem, a faixa está aí para nenhum fã botar defeito. Do último disco de inéditas, “Syncronicity”, 1983, eles tocam também “Walking In Your Footsteps”, com influência de algo como música andina, através da batida e da flauta. Esse tipo de sonorização também é chamado de world music.

Em seguida, a banda volta ao seu som mais tradicional com a dupladinha “Can’t Stand Losing You” e “Regatta De Blanc” numa mesma faixa. Outro grande sucesso do The Police é “Roxanne” que além da tradicional versão tocada aqui, também pode ser escuta em jazz no DVD solo de Sting “...All This Time” ou em tango na trilha sonora do filme Mouling Rouge (2001) rebatizada de “El Tango de Roxanne”, cantada pelos atores Ewan McGregor, Jose Feliciano, Jacek Koman e Richard Roxburgh.

“King Of Pain” é mais uma bela composição de Sting. A cantora Alanis Morissette fez uma versão para esta música em seu “Unplugged MTV” de 1999. O reggae volta a aparecer em “So Lonely”, do álbum de estréia da banda: “Outlandos d’Amour”, 1978. O maior sucesso sem sombra de dúvida do The Police é “Every Breath You Take”, a penúltima faixa deste show. O rapper Puff Daddy utilizou-a como base para sua homenagem ao amigo assassinado Notorius B.I.G. em “I’ll Be Missing You”, 1997.

Como acontece com várias bandas do exterior, o The Police resolveu fechar o seu show com uma música não tão famosa. “Next To You” é um rock, em que fica clara a influência do punk no som. Essa é a faixa que abre o disco de estréia da banda. Com certeza, uma apresentação do The Police é um dos principais espetáculos do show business de hoje em dia. Mas, não se sabe se teremos mais, pois o baterista Copeland disse que eles nunca mais subirão em um palco juntos novamente.

As músicas “Voices Inside My Head/When The World Is Running Down”, “Hole In My Life”, “Truth Hits Everybody”, “Wrapped Around Your Finger” e “Invisible Sun” ficaram de fora desta versão em CD, mas estão contidas no DVD. O lançamento também já pode ser encontrado em Blu-ray.


Nota 8


Faixas do CD “Certifiable Live In Buenos Aires”

1. Message In A Bottle
2. Syncronicity II
3. Walking In The Moon
4. Don’t Stand So Close To Me
5. Driven to Tears
6. Every Little Thing She Does Is Magic
7. De Do Do Do, De Da Da Da
8. Walking In Your Footsteps
9. Can’t Stand Losing You/Regatta De Blanc
10. Roxanne
11. King Of Pain
12. So Lonely
13. Every Breath You Take
14. Next To You

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...