sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Madonna – Hard Candy


Os mais desavisados nunca sabem o que encontrar pela frente em cada lançamento de um CD da Madonna. Porém a cantora norte-americana segue uma linha lógica. Desde seu disco “Ray Of Light”, de 1998, ela tem, cada vez mais, se aprofundado na música eletrônica. A própria faixa título daquele álbum e “Drowned World/Subtitute for Love” são exemplos claros disso. Em “Music”, de 2000, “Runaway Lover” e “Amazing” são canções de pista.

Essa tendência se aprofundou em “Confessions On A Dance Floor”, de 2005, em que os 56 minutos de duração deixam quase que todos os instrumentos de lado para enfatizar as músicas de DJs.

Nada mais natural que a Madonna seguir o caminho até “Hard Candy”. Há pouquíssima coisa feita com violão, guitarra, baixo e bateria. O que se escuta são batidas eletrônicas criadas em computadores e sintetizadores.

Este é o CD mais denso da carreira da cantora. A fusão entre o vocal melódico e as batidas secas não encaixaram de forma simples. “Hard Candy” não é ruim, só que não é de fácil absorção. Muitos fãs podem se surpreender e estranhar, é possível que pensem que Madonna está fazendo simplesmente música pop igual a de outras pseudo-cantoras atuais, mas o disco é mais que isso.

O disco abre com a música que deveria ter dado o título para o álbum, “Candy Shop”, mas isso não ocorreu porque o rapper 50 Cent tem uma música com o mesmo nome, segundo a própria Madonna. De qualquer forma, é desta canção que partiu a idéia de chamar o lançamento de “Hard Candy”.

Um dos grandes sucessos do disco lançado em 2008 é “4 Minutes”, com a participação especial de Justin Timberlake. Ele e o produtor super badalado Timbaland ajudaram Madonna na concepção de “Hard Candy” e por isso, ele ficou assim.

Outro single do álbum é “Give It 2 Me”, com a colaboração do cantor Pharrell, que já gravou com Mariah Carey, Snoop Dogg e Britney Spears. “Give It 2 Me” é a melhor faixa do CD. Aqui Madonna canta que não tem para ninguém: “When the lights go down and there’s no one left, I can go on and on and on” (Quando as luzes abaixam e não resta mais ninguém, eu continuo).

Pharrell também aparece em poucas inserções na faixa “Heartbeat”. Quando Madonna gravou “Hard Candy”, seu casamento com o cineasta Guy Richie estava desmoronando. Em virtude disso, ela escreveu “Miles Away”: “You always love me more miles away” (Você sempre me ama mais há milhas de distância).

Outra das melhores músicas do disco é “She’s Not Me”, que não é single, mas conta com uma batida interessante e uma guitarra limpa. A letra desta também expressa bem: “She’s not me. She doesn’t have my name. She never will have what I have. It won’t be the same” (Ela não sou eu. Ela não tem o meu nome. Ela nunca terá o que eu tenho. Não será a mesma coisa).

Presente no CD, mas ausente do set list do show, “Incredible” conta com sons de chocalho, sintetizadores, piano, batida e palmas. Madonna conta com a participação especial do badalado no exterior Kanye West em “Beat Goes On”. O som funky do baixo apresenta “Dance 2Night”, também fora da apresentação, que no disco conta com vocais de Justin Timberlake.

A letra mais “sem noção” de Madonna é “Spanish Lesson”. Puxada por um som de violão, a cantora volta a trazer um pouco de ritmo latino para seu álbum. A composição ensina: “Yo te quiero means I love you. Mucho gusto means welcome to you. Señorita, I just wanna fall in love” (Yo te quiero significa eu te amo. Mucho gusto significa muito prazer. Senhoria, eu só quero me apaixonar).

A faixa sonoramente mais introspectiva de “Hard Candy” é “Devil Wouldn’t Recognize You”. Madonna fecha o disco no mesmo tom em “Voices”. Com 50 anos de idade, a cantora se mantém em forma em todos os sentidos. A versão 2000 dela é apenas uma das várias facetas deste verdadeiro ícone da música pop.



Nota 8


Músicas de “Hard Candy”:

1. Candy Shop
2. 4 Minutes
3. Give It 2 Me
4. Heartbeat
5. Miles Away
6. She’s Not Me
7. Incredible
8. Beat Goes On
9. Dance 2Night
10. Spanish Lesson
11. Devil Wouldn’t Recognize You
12. Voices

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...