segunda-feira, 17 de novembro de 2008

KISS – MTV Unplugged

O KISS é uma das melhores bandas de rock ainda em atividade. Sua história, começada em 1973, é recheada de grandes canções. Estes famosos mascarados, cujas pinturas faciais dizem terem sido inspiradas nos brasileiros dos Secos e Molhados, tiraram suas maquiagens e a distorção das guitarras para desfilar sucessos e baladas em versões mais intimistas.

Era 1996, o “MTV Unplugged” contou com uma reunião com os integrantes originais do KISS. Dos quais somente os mais significativos, o baixista Gene Simmons e o guitarrista Paul Stanley, permanecem atualmente. Faz bem lembrar que os dois também cantam. Da primeira formação tocaram ainda Ace Frehley, guitarra, e Peter Criss, bateria.

Por não haver as distorções das guitarras, pode-se notar com mais precisão os acordes, riffs e harmonias utilizados. Naturalmente as baladas, como “Beth”, “Every Time I Look At You” e “I Still Love You”, não podiam faltar. Mas as músicas mais hard rock também ficaram bem nos violões, como “Rock And Roll All Nite” e “Nothin’ to Lose”.

O show acústico é aberto com um rock calmo em “Comin’ Home”, do disco “Hotter Than Hell”, de 1974. Com distorções, essa canção fica bem mais pesada, mas funcionou bem nos violões. Já “Plaster Caster” é um rockão característico do KISS, com um baixo bem firme e o vocal grave e rouco de Gene Simmons.

O forte do acústico são as baladas mesmo. Com belas viradas de baterias e um riff bem trabalhado, “Goin’ Blind”, do disco “Hotter Than Hell”, é uma música para um casal curtir junto. Em “Do You Love Me”, de “Destroyer”, 1976, a veia rock volta com tudo, amaciada pela limpeza dos violões. Da mesma forma, “Domino”, de “Revenge”, 1992, tem uma sonoridade urbana interessante. Poderia ser usada em uma cena de carros num filme.

Mais dançante, “Sure Know Something”, do álbum “Dynasty”, 1979, chega a lembrar algumas canções do Rolling Stones ou até mesmo Eagles, num rock também urbano. Uma canção parada e mais séria é “A World Without Heroes”, em que o KISS parece mais pensativo sobre o mundo. Esta faixa também tem uma bateria bem trabalhada, assim como o solo de violão.

“Rock Bottom”, do disco clássico do KISS, “Dressed to Kill”, de 1975, tem a potência desta banda dos Estados Unidos, com estrofes fortes e um refrão poderoso. Com direito a solos inspirados. A calmaria retorna em “See You Tonight”, uma bela canção romântica. Uma das melhores faixas do disco é “I Still Love You”, de “Creatures Of The Night”, 1982: um power ballad bem característica do hard rock, assim como já fizeram diversas bandas como o Scorpions.

Ainda romântico, o KISS apresenta “Every Time I Look At You”, do “Revenge”, com vocal calmo e dedilhados de violão. O rock come solto em “2,000 Man”, uma composição dos Stones Mick Jagger e Keith Richards, gravada pelo KISS no disco “Dynasty” e com vocal de Ace Frehley.

Recheado de canções românticas, “MTV Unplugged” tem mais uma grande balada da banda: “Beth”, do álbum “Destroyer”. O público vibra quando Peter Criss canta “me and the boys will be playing all night” (eu e os garotos vamos ficar tocando a noite toda). Esta é a última balada do acústico.

Em seguida, o rock volta com força total para fechar o “MTV Unplugged”. A primeira é “Nothin’ To Lose”, do disco de estréia do KISS, auto-intitulado, de 1974, que ganhou disco de ouro em junho de 1977. A música é carregada com riffs ao gosto do KISS, solos de violão e viradas de bateria que enchem os ouvidos.

Para fechar, a música que não pode faltar em nenhum show do KISS. O grande clássico “Rock And Roll All Nite”, do álbum “Dressed To Kill”. Realmente com um riff empolgante e a letra falando de rock a noite toda e festa todo dia é a pedida para a festa rock and roll. Neste “MTV Unplugged” todos os integrantes do KISS que cantam ficam a cargo de uma estrofe.

No “MTV Unplugged” do KISS, eles mostram como é que se faz rock and roll com violão. Esta é a prova que não é só colocando distorção em uma guitarra que a música vai ficar boa e roqueira. Também é preciso ter alma.


Nota 8

Músicas de “MTV Unplugged KISS”

1. Comin Home
2. Plaster Caster
3. Goin' Blind
4. Do You Love Me
5. Domino
6. Sure Know Something
7. A World Without Heroes
8. Rock Bottom
9. See You Tonight
10. I Still Love You
11. Every Time I Look at You
12. 2000 Man
13. Beth
14. Nothin' to Lose
15. Rock and Roll All Nite



Assista aqui o KISS cantando “Beth” no “MTV Unplugged”

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...