terça-feira, 11 de novembro de 2008

The Killers – Hot Fuss

Nestes anos 2000, as tendências da década de 1980 voltaram a ser valorizadas, como sempre tem ocorrido de a moda de 20 anos atrás voltar. Os Killers bebem dessa fonte. Estes músicos de Las Vegas, Estados Unidos, fazem um rock cheio de influências oitentistas, principalmente sintetizadores. O vocalista Brandon Flowers é também o responsável por este instrumento tão característico daquela época.

Junto com Flowers, Dave Keuning, guitarra; Mark Stoemer, baixo; e Ronnie Vannucci, bateria, fazem o som do The Killers. Entre tantos outros, eles são alguns dos que já foram considerados a nova salvação do rock. Seu bem sucedido disco de estréia, “Hot Fuss”, foi lançado em 2004. Com o mega-hit “Somebody Told Me”, o álbum apresenta outras canções interessantes como “Mr. Brightside” e “All These Things That I’ve Done”.

“Hot Fuss” começa com um ambiente meio alienígena, um elefante e um helicóptero para desbancar no rock pausado e ritmado de “Jenny Was A Friend Of Mine”. Desde o início, percebe-se o vocal mais agudo do que grave de Brandon Flowers e o sintetizador passeando por toda a canção. O som do baixo está bem próximo do que o Franz Ferdinand faz. Ambas são bandas da mesma época, o que torna a semelhança natural. Mas a presença do sintetizador é muito forte nos The Killers.

“Jenny Was A Friend Of Mine” tem até um solo do instrumento tocado por Flowers. No Franz Ferdinand também aparece um teclado aqui ou ali, mas o sintetizador tem um som muito próprio. “Mr. Brightside” é uma das músicas de sucesso de “Hot Fuss”. Ela tem clipe, chegou à terceira posição de rock da Billboard e até ganhou um remix de 11 minutos disponível em alguns celulares.

O rock mais parado do The Killers aparece bem em “Smile Like You Mean It”, que também foi música de trabalho, mas não fez sucesso no Brasil. O grande hit da banda é “Somebody Told Me”. A música tocou nas casas noturnas brasileiras e tem um refrão pra lá de provocativo: “Somebody told me that you had a boyfriend that looks like a girlfriend”, ou em português “Alguém me disse que você tem um namorado que se parece com uma namorada”. “Somebody Told Me” também chegou ao terceiro posto de rock da Billboard.

A outra faixa de trabalho de “Hot Fuss” é a balada “All These Things That I’ve Done”, tocada pelos Killers no especial Live 8, em 2 de julho de 2005, no palco de Londres. O coro “I’ve got a soul, but I’m not a soldier” (Eu tenho uma alma, mas não sou um soldado) ficou famoso no país da rainha e foi, inclusive, entoado depois na apresentação de Robbie Williams, quando este cantava “Let Me Entertain You”. Coldplay e U2 fizeram da mesma forma em “God Put a Smile Upon Your Face” e “Beautiful Day”, respectivamente.

Mesmo as guitarras distorcidas de “Andy, You’re A Star” não trazem velocidade, apenas um sentimento meio sombrio, fortalecido pelo estilo de cantar de Brandon Flowers, quase que entoando cada palavra separadamente. “Hot Fuss” não é um álbum muito fácil de ser escutado de início, principalmente pela grande utilização de sintetizadores, o que se pode perceber em “On Top”.

É inevitável perceber que o The Killers faz parte da nova safra do rock. Isso está sonoramente em “Change Your World”. Esta música é próximo ao que bandas novas, como Strokes, têm feito. “Believe Me Natalie” escancara influências oitentistas como U2 e The Cure. “Midnight Show” é mais dançante e segue o ritmo de “Somebody Told Me”. “Everything Will Be Alright” fecha “Hot Fuss” em um clima melancólico em contraponto ao próprio título da canção, que significa “tudo ficará bem” em português.

O novo rock mostra suas vertentes. Por mais que muitos confundam as diferentes bandas. O The Killers é o grupo que abusa de sintetizadores ao fazer um som dançante e muito influenciado nos anos 1980.

Nota 8

Músicas de "Hot Fuss"

1 Jenny Was a Friend of Mine
2 Mr. Brightside
3 Smile Like You Mean It
4 Somebody Told Me
5 All These Things That I've Done
6 Andy, You're a Star
7 On Top
8 Change The World
9 Believe Me Natalie
10 Midnight Show
11 Everything Will Be Alright

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...