sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Janis Joplin’s Greatest Hits

Alguns grandes ícones da música, como Janis Joplin e Jimi Hendrix, são encontrados nas lojas apenas por coletâneas em grande parte das vezes. Algumas destas são enganosas e deixam importantes canções de fora. Deste “Janis Joplin’s Greatest Hits”, dois grandes sucessos não foram inclusos: “Mercedes Benz” e “Maybe”. Outros destaques aqui presentes são “Piece Of My Heart”, “Try (Just A Little Bit Harder)” e “Me And My Bobby McGee”.

Este álbum tem apenas dez faixas, mas mostra bem o que foi o fenômeno musical Janis Joplin. Sua morte prematura aos 27 anos de overdose de heroína, em 1970, denota que ela ainda tinha muito que mostrar. Os mitos são considerados assim, porque muitas vezes deixam a vida cedo. É exatamente esse o caso. Os excessos levaram uma das mais notáveis cantoras de rock e blues com menos de três décadas de existência.

Sua curta discografia oficial, com apenas cinco álbuns em cinco anos de lançamentos, deixou poderosos petardos sonoros. Seu primeiro disco foi lançado em 1967 com o grupo Big Brother & The Holding Company, ela morreu três anos depois. Janis Joplin foi um meteoro chegou com tudo e logo passou deixando um legado incrível.

“Janis Joplin’s Greatest Hits” começa forte com o clássico “Piece Of My Heart”, Janis Joplin chama “Come on, come on!” (venha, venha!). Tocada com a Big Brother & The Holding Company, esta faixa já mostra a voz rouca e característica desta grande cantora. O solo de guitarra bem realizado mostra que esta americana escolhia bem com quem tocar. O grito de Janis aos três minutos de música não é para qualquer um.

“Summertime” escancara a veia blues de Janis Joplin, que chegou a gravar esta faixa com Jimi Hendrix. Esta música foi lançada originalmente no segundo álbum da cantora, chamado “Cheap Trick”, de 1968. Em seguida, numa levada dançante, ela canta “Try (Just A Little Bit Harder)”, de seu disco “I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!”, de 1969, com a Kozmic Blues Band. Aqui, Janis introduz metais em seu som, o que faz uma enorme diferença.

Outro grande clássico deste ícone da música é “Cry Baby”, de “Pearl”, seu quarto e inacabado álbum, lançado postumamente em 1971. Muitos críticos consideram esta a melhor formação que Janis Joplin conseguiu na Full Tilt Boogie Band. Mais uma vez, ela solta o vozeirão sem pena de mostrar a sua arte.

Com influências de country, “Me And My Bobby McGee” é mais uma faixa de destaque na discografia de Janis. Ela canta uma calma e apaixonada canção nesta música lançada também no álbum “Pearl”. Aqui o órgão aparece com bastante evidência. “Me And My Bobby McGee” tinha sido recém gravada quando Janis Joplin morreu. Depois de dois meses, este se tornou seu maior sucesso ao chegar ao primeiro lugar das paradas americanas.

A coletânea agora volta para o início da carreira da cantora ao apresentar “Down On Me”, de 1967. Este é um arranjo de autoria da própria Janis Joplin. É o rock comendo solto, com direito a solo de guitarra cheio de distorção. Com um estilo como “With A Little Help From My Friends”, dos Beatles, a faixa “Get It While You Can” também faz parte do disco “Pearl”. A genialidade da cantora se aproxima aos quatro garotos de Liverpool.

Mais uma vez a influência do country americano fica à mostra em “Bye Bye Baby”, de 1967. Como todas as faixas, esta é toda bem trabalhada bem ao contrário do que ocorre hoje em dia, em que fazem de qualquer jeito e lançam assim mesmo. A única composição de Janis Joplin nesta coletânea é “Move Over”, 1971, em que a cantoria é perseguida por uma guitarra, num efeito bem interessante.

A faixa mais demorada de “Janis Joplin’s Greatest Hits” é a que termina o CD: “Ball And Chain”, de “Cheap Trills”, 1968. Aqui a cantora deu bastante espaço para os músicos mostrarem toda a sua habilidade em solos. Janis desfila idéias: “Tomorrow never happens. It’s all the same day” (O amanhã nunca vem. É sempre o mesmo dia). É esse tipo de som e atitude que hoje todos sentem falta, mas muitos não sabem o que esperar. É essa a tal desilusão do rock atual.


Nota 8


Faixas de “Janis Joplin’s Greatest Hits”

1. Piece Of My Heart
2. Summertime
3. Try (Just A Little Bit Harder)
4. Cry Baby
5. Me And My Bobby McGee
6. Down On Me
7. Get It While You Can
8. Bye Bye Baby
9. Move Over
10. Ball And Chain

Assista a "Piece Of My Heart"

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...