segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Dream Theater – Metropolis pt 2: Scenes From A Memory

O rock progressivo tem no Dream Theater um de seus melhores expoentes atuais. Com um bom trabalho de melodias, composições e linhas de teclado e guitarra, a banda era formada por James LaBrie, vocais; John Myung, baixo; John Petrucci, guitarra; Mike Portnoy, bateria; e Jordan Rudess, teclados, em 1999, quando foi lançado “Metropolis pt 2: Scenes From A Memory”.

Este é um dos discos mais famosos do Dream Theater. Aqui, eles conseguiram unir som pesado e bem trabalhado com uma interessante história de suspense. Para quem não conhece, este grupo não faz aquele metal com muita sujeira e pouco de algo realmente pensado. Os solos de teclado e guitarra encaixam de forma a criar um conjunto coeso com os outros instrumentos.

O vocal de James LaBrie é limpo e bem afinado. Não tem nada de gritado e grosseiro. Em “Metropolis pt 2: Scenes From A Memory”, o Dream Theater cria interessantes linhas melódicas alternando momentos calmos com passagens de mais intensidade. O álbum inteiro funciona como se fosse uma faixa só, praticamente sem pausas entre uma música e outra. A fantasia que toma conta do ouvinte, prende-o do início ao fim sem se notar.

A idéia de se contar uma história em um disco não é nova. Assim como o Pink Floyd fez em “The Wall”, 1979, e o Queen, com a canção “Bohemian Rhapsody”, de “A Night At Opera”, 1975, o Dream Theater conseguiu criar um enredo bem definido e bem realizado. Led Zeppelin é uma das influências do grupo com suas músicas como “The Song Remains The Same“ e “The Rain Song”, ambas de “Houses Of The Holy”, 1973.

O Dream Theater é um dos poucos bons exemplares deste tipo de som atualmente. São eles quem mantém viva a chama de álbuns conceituais e bem estruturados em contraste com a música descartável e comercial em predominância nos tempos atuais. São iniciativas como essas que precisam ser mostradas ao jovem que só baixa músicas, ouve e as descarta sem muito pensar. É isso que o rock está precisando.


Músicas de “Metropolis pt 2: Scenes From A Memory”

Ato 1
1. "Scene One: Regression" – 2:06 (Petrucci)
2. "Scene Two: Part I. Overture 1928" – 3:37 (Dream Theater, instrumental)
3"Scene Two: Part II. Strange Deja Vu" – 5:12 (Dream Theater, Portnoy)
4. "Scene Three: Part I. Through My Words" – 1:02 (Petrucci)
5. "Scene Three: Part II. Fatal Tragedy" – 6:49 (Dream Theater, Myung)
6. "Scene Four: Beyond This Life" – 11:22 (Dream Theater, Petrucci)
7. "Scene Five: Through Her Eyes" – 5:29 (Dream Theater, Petrucci)

Ato 2
8. "Scene Six: Home" – 12:53 (Dream Theater, Portnoy)
9. "Scene Seven: Part I. The Dance of Eternity" – 6:13 (Dream Theater, instrumental)
10. "Scene Seven: Part II. One Last Time" – 3:46 (Dream Theater, LaBrie)
11. "Scene Eight: The Spirit Carries On" – 6:38 (Dream Theater, Petrucci)
12. "Scene Nine: Finally Free" – 11:59 (Dream Theater, Portnoy)

Nenhum comentário:

Destaques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...